Vencedores dos Prêmios Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro são divulgados

No dia 21 de novembro, foram anunciados os vencedores da edição 2013 do Prêmio Empreendedor Social e Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, no auditório do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na capital paulista.

O Empreendedor Social é realizado no Brasil pela Fundação Schwab, em parceria exclusiva com o jornal Folha de S.Paulo. O concurso acontece em 61 países onde a fundação suíça atua, e este ano contou com 227 candidaturas.

Considerada a principal e mais disputada premiação da América Latina na área de empreendedorismo socioambiental, a proposta é valorizar líderes sociais que atuam há pelo menos três anos, de maneira inovadora, sustentável e com impacto na sociedade e em políticas públicas, em diferentes áreas.

Neste ano, as quatro finalistas foram mulheres, sendo a vencedora a administradora Merula Steagall, 47, presidente da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) e da Abrasta (Associação Brasileira de Talassemia). Merula já provocou impactos em políticas públicas por meio dessas organizações, cujo foco é dar assistência a pacientes com doenças graves no sangue.

Já o Empreendedor Social de Futuro, promovido exclusivamente pela Folha de S.Paulo, obedece aos mesmos padrões de avaliação, mas reconhece e promove líderes sociais em atividade há menos tempo: no mínimo um ano e, no máximo, três anos. Para este, os ganhadores foram os jovens curitibanos Alexandre Amorim, 24, administrador, Luiz Ribas, 24, e Diego Moreira, 24, economistas, por desenvolverem uma metodologia gratuita e pioneira que melhora a gestão e a estrutura de escolas especiais, na ONG criada por eles, a Asid (Ação Social para Igualdade das Diferenças). Os três foram também eleitos pelo público em votação online na categoria Escolha do Leitor.

Esta categoria é a oportunidade de o público eleger seu projeto preferido a partir de vídeos de 60 segundos dos dez finalistas e disponíveis no site da premiação.

Já a Menção Honrosa é uma parceria da Folha com o Instituto Humanitare, estabelecida a partir deste ano. A escolha foi feita entre os 57 finalistas dos prêmios Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro de 2005 a 2011, que integram a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, além dos dez deste ano.

Como 2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água, o paraibano José Dias, do CEPFS (Centro de Educação Popular e Formação Social) ganhou reconhecimento, por unanimidade, pela construção de cisternas e promoção de ações pelo desenvolvimento comunitário no sertão.

Além de terem seus perfis publicados em caderno especial que circula nacionalmente na Folha de S.Paulo, no site da Folha e no UOL, finalistas e vencedores do Empreendedor Social e do Empreendedor de Futuro receberão assessoria jurídica e bolsas de estudo no Brasil e no exterior para cursos, congressos, seminários e MBAs, além de passarem a compor redes de grande importância no cenário internacional, no que diz respeito à atuação social.

Ressalta-se que Andre Degenszajn, secretário geral do GIFE, compôs a banca de jurados.

Para saber mais sobre essa iniciativa, acesse: folha.com.br/empreendedorsocial

Deixe um Comentário