Solenidade de Conclusão da Capacitação da 1ª turma Líder Empreendedor Social

Líderes de diversas comunidades de Salvador receberam 172 horas de capacitação em Gestão Comunitária com foco em Empreendedorismo Social e Participação Cidadã, estimulando seu potencial como agente transformador da realidade local.

" alt="" itemprop="image" />

A solenidade de encerramento da 1ª turma foi marcada por sentimento de valorização e crescimento pessoal por parte dos líderes concluintes, prestigiados por familiares e amigos. Foram entregues os certificados de conclusão a cada um destes líderes pelas autoridades que compuseram a mesa: representante do Prefeito de Salvador, o chefe de gabinete João Roma, o Secretário de Ação Social, Henrique Trindade, a Diretora Presidente do Parque Social, Rosário Magalhães, o Diretor Administrativo e Financeiro, Fábio Rocha e a Diretora Técnica, Sandra Paranhos.

A cerimônia aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Salvador e foi iniciada com a fala de Rosário Magalhães.

Discurso de abertura da Diretora Presidente do Parque Social:

Boa noite.

Gostaria de cumprimentar a todos os presentes, concluintes do projeto – Líder Empreendedor Social, familiares, educadores, ao Secretário Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Henrique Trindade, ao Chefe de Gabinete do Prefeito ACM Neto João Roma, aos assessores do gabinete do prefeito aqui presentes, e aos colaboradores do Parque Social em nome dos diretores Sandra Paranhos e Fábio Rocha que estão compondo a mesa.

É com grande satisfação que participo desta solenidade de encerramento da capacitação de lideranças em gestão comunitária, com foco no Empreendedorismo Social.
A partir da diversidade e da heterogeneidade das mais diversas comunidades existentes na cidade de Salvador é que o Parque Social vem atuando como um portal de valorização e de estímulo ao desenvolvimento comunitário sustentável, tendo como crença a capacidade das pessoas e das comunidades como agentes de mudança de seu próprio destino.
Desta forma as lideranças surgem como instrumentos capazes de liderar e apoiar transformações sociais e serem multiplicadores das mesmas.
Para que um líder exerça seu papel como legítimo representante de suas comunidades é necessário se instrumentalizar, adquirindo conhecimentos específicos e ferramentas de gestão que possam ampliar a abrangência de seu papel.

Tenho certeza de que a partir de agora, vocês participantes desta capacitação, poderão contribuir de forma mais efetiva, com suas comunidades, estabelecendo prioridades, definindo estratégias e buscando soluções na busca de novas perspectivas de desenvolvimento social.
Apesar de saber que são grandes os problemas e inúmeros os desafios, também sabemos das potencialidades dos diversos atores comunitários, e vocês com o papel que tem como líderes, são fundamentais como agentes de transformação social.

A corresponsabilidade e o compromisso, permitem que vocês líderes tenham outro nível de consciência e adotem novas atitudes voltadas para o desenvolvimento de ações que de fato sejam relevantes para a vida das pessoas e das comunidades.

Neste contexto, o projeto Líder Empreendedor Social permitiu que vocês pensassem, identificassem e elaborassem um projeto de Ação Cidadã possível de ser implementado em suas comunidades. Este é um passo bastante significativo pois retrata um novo olhar, um olhar dirigido não só para às necessidades, mas para as potencialidades e riquezas locais.
Esta etapa, onde vocês puderam ter acesso a conhecimentos específicos de gestão comunitária e uma visão ampliada do social não se encerra neste momento.

O desafio continua; a busca permanente por novos conhecimentos e experiências permitirá que vocês, cada vez mais, caminhem com maior segurança e possam aprimorar sua atuação legitimando ainda mais a liderança conquistada e servindo de exemplo para outros.

Entendemos também que em toda esta caminhada é importante contar com o apoio, a colaboração e o engajamento de parceiros que possam somar esforços e fortalecer as ações.
Quero aqui destacar o importante papel da Prefeitura Municipal de Salvador, que através da Secretaria de Ação Social, viabilizou, mediante convênio com o Parque Social, a realização deste Projeto Líder Empreendedor Social, por entender seu valor para o desenvolvimento social das diversas comunidades de Salvador e por acreditar no potencial de agente transformador exercido pelas lideranças.

O Prefeito ACM Neto, sem sombra de dúvida, tem sido um grande incentivador, apoiador e corresponsável por inúmeras ações sociais de real valor e significado. Contudo sabemos que as mudanças só são possíveis se houver o compromisso e engajamento de todos.
Destaco também o importante papel dos familiares de todos os líderes que hoje recebem esta certificação de Líder Empreendedor Social pois o apoio, o incentivo e o companheirismo são fatores determinantes de sucesso.
Para o parque Social, permanece também o desafio de estar sempre buscando criar novas oportunidades que promovam a valorização das pessoas, o empoderamento comunitário e a participação cidadã.

Finalizo parabenizando todas as lideranças que concluíram esta capacitação em Líder Empreendedor Social, e desejo a todos os presentes, um Natal de muita paz, união, solidariedade e um Ano Novo de muitas realizações sem perdermos a capacidade de sonhar e acreditar em um futuro melhor.
Muito Obrigada!

Discurso da oradora da turma, Ester Barros

Boa noite a todos os presentes.

O tempo passou, dias, semanas e meses produtivos…

Abençoados 71 Lideres Empreendedores Sociais é exatamente assim que considero meus colegas desde os primeiros instantes em que os conheci. Hoje, nós concluímos mais um projeto em nossas vidas, e não há nada mais gratificante do que ver os nossos objetivos alcançados. Sempre que um projeto é realizado, nós fazemos uma pergunta:
Valeu a pena? No nosso caso, eu tenho plena confiança de que valeu a pena, na conquista do saber para nossa Caminhada Social, desenvolveu o nosso potencial e somos mais capazes de enfrentar outros desafios para alcançar novos projetos.

O resultado do que temos conseguido hoje não é apenas uma fonte de satisfação, mas um resultado de trabalho duro, muita persistência, determinação e responsabilidade. E os engarrafamentos… Entre outros obstáculos.

Enfim… Cada um de nós cumpriu metas para estar aqui hoje…

Talvez nós não possamos nos ver novamente com tanta constância… Mas eu tenho certeza que cada momento permanecerá gravado em nossas memórias… Saiba que eu estou feliz por ter conhecido vocês e que independentemente das voltas da vida, vamos continuar a serem amigos para sempre…

Devemos estar muito orgulhosos de chegarmos aqui… Hoje… Alcançamos a meta… Mas não é o fim da estrada…

Este deve ser o compromisso, um desafio para nós como futuros Lideres Empreendedores Sociais no século XXI, implica não repetir os erros do século passado, mas romper novas fronteiras, construindo novos conceitos em liderança comunitária.

Os Líderes aqui presentes, cada um tem uma história de luta, de força, de perseverança e de coragem. Eu poderia enumerar uma série de qualidades que cada um possui, mas posso destacar o AMOR que há dentro de cada um deles. O amor pelo próximo, em forma de companheirismo, de amizade, um Amor responsável, um amor Solidário…

Nesses meses em que convivemos, uma amizade forte e sincera se instalou dentro de nós, tornando-nos mais maduros socialmente e mostrando o significado da palavra amizade em sua amplitude em cada gesto e cada ação. Construímos vínculos de amizade não só com nossos colegas de aula, mas com nossos mestres e com as demais pessoas que trabalham na Instituição que nos acolheu e proporcionou essa formação e geração de novos projetos como exemplo o nosso A Creche da Melhor Idade. Estamos conscientes de que temos ainda muito a aprender. Até porque a vida é um eterno aprendizado.

Aprendemos muito mais do que estava previsto em nossa grade curricular no Curso de Líder Empreendedor Social. Apreendemos a escutar e a entender o próximo. Aprendemos que ninguém consegue nada sozinho. Que ser Empreendedor Social é se tornar um ser mais humano, e isso faz bem para o próximo e para nós mesmo.

Amadurecemos, aprendemos coisas maravilhosas, crescemos juntos emocionalmente, fisicamente, espiritualmente e profissionalmente.

Como hoje é dia de festa e propício a agradecimentos, queremos agradecer primeiramente a Deus, porque sem Ele nada é possível.

Aos nossos pais, por eles sempre quererem o melhor para nós.

Aos nossos companheiros, pelo incentivo nesta fase de nossa vida.

Aos nossos amados filhos, pela compreensão da nossa ausência durante esses meses de estudo.

Aos nossos parentes e amigos, pela força positiva que nos impulsionou nesta realização.

As nossas comunidades, nosso campo de atuação e aplicação na prática do SER EMPREENDEDOR SOCIAL.

Deixe um Comentário