Projeto Jovem Aprendiz Empreendedor gera oportunidade de capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho

O projeto tem como diferencial a capacitação continuada, supervisão prática, assistência psicossocial, participação em atividades transversais, elaboração do projeto de vida com estímulo ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Capacitar adolescentes e jovens, entre 14 e 22 anos, para inserção no mercado de trabalho, através do programa de aprendizagem profissional e promover o protagonismo juvenil, estes são os principais objetivos do Projeto Jovem Aprendiz Empreendedor, que na última segunda-feira (03) realizou a finalização da Capacitação Teórica Intensiva de 300 jovens.

A iniciativa representa uma parceria do Parque Social com a Prefeitura Municipal do Salvador, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel).

Com carga horária total de 1.280 horas, na função de auxiliar administrativo, o projeto ofertará uma formação continuada todas as quartas-feiras, ao longo de 17 meses, período de duração do projeto.

A qualificação é composta por 16 disciplinas, que buscam trabalhar habilidades e competências essenciais para atuação no mercado de trabalho.

Como diferencial, o Parque Social, oferta a disciplina Projeto de Vida, onde os jovens são estimulados a pensar qual caminho querem traçar para o futuro, além do acompanhamento psicossocial que permite que os jovens sejam assistidos por psicólogos durante toda a permanência do projeto.

A coordenadora do Jovem Aprendiz Empreendedor, Paula Alves, explica que a instituição tem como principal crença a capacidade das pessoas e comunidades como agentes de transformação do próprio destino. Ela acrescenta ainda que, ao longo do projeto, os jovens são acompanhados nos órgãos da administração pública municipal que foram destinados.

“Mesmo lotados em diversos órgãos, o Parque Social realizará visitas periódicas com o objetivo de apoiar essa vivência e assim contribuir com a participação ativa do jovem enquanto cidadão consciente de suas responsabilidades”, destacou Paula.

Este é o 4º ciclo do Jovem Aprendiz Empreendedor, que já formou 900 jovens. Todos os participantes recebem bolsa mensal equivalente à metade de um salário mínimo. “ O projeto é muito importante para mim, pois tenho certeza que estou tendo uma grande oportunidade de alcançar todos os meus objetivos”, afirmou o estudante Jonathas Santos, 19 anos.

Outras informações:
Paula Alves (Coordenadora o Projeto Jovem Aprendiz Empreendedor)
email: paula.alves@parquesocial.org.br
Telefone: (71) 3202-7149

Deixe um Comentário