Integrantes do projeto Jovens Monitores de Turismo participam da Festa de Reis

A festa popular – também conhecida como Folia de Reis – foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e atrai vários turistas

" alt="" itemprop="image" />

A tradicional Festa de Reis, realizada no bairro da Lapinha, simboliza a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus e, neste ano, contou com a participação dos Jovens Monitores de Turismo.

Foram três dias de programação especial (4, 5 e 6 de janeiro) com celebrações eucarísticas, quermesses, desfiles dos Ternos de Reis e alvorada de fogos. Na ocasião os jovens realizaram uma pesquisa de campo com fiéis, moradores locais e turistas que estavam na festa. Foram feitas perguntas sobre as homenagens, sobre o significado do festejo e solicitadas algumas sugestões de melhorias.

De acordo com a Especialista em Turismo e Coordenadora do projeto, Julia Santos, a promoção de atividades como estas possibilitam que os jovens vivenciem a festa, tenham um entrosamento com a comunidade local e adquiriam experiências em turismo religioso, nicho que vem crescendo no País.

“Os resultados das pesquisas, que foram iniciadas na Festa de Santa Bárbara, serão utilizados para avaliação de metodologias que contribuam com a manutenção e divulgação dos festejos populares. Também é uma excelente ferramenta que serve como base para atuação dos jovens no mercado de trabalho”, destaca.

O projeto Jovem Monitor de Turismo, desenvolvido pelo Parque Social em parceria com a Prefeitura Municipal do Salvador, promove a inclusão social de jovens, ressignificando seu papel na sociedade, gerando novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho a partir da capacitação teórico/prática na área de turismo, qualificando-os como monitores para o atendimento ao turista.

 

Deixe um Comentário