Lavagem do Bonfim: Jovens Monitores de Turismo participam da festa

Os jovens vivenciaram o cortejo junto com a presença de baianas, fiéis e turistas que caminharam desde a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até o adro do Bonfim

" alt="" itemprop="image" />

Integrantes do Projeto Jovem Monitor de Turismo participaram nessa quinta-feira (17) da tradicional Lavagem do Bonfim, uma celebração inter-religiosa que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis.

Para alguns, apesar de serem baianos, foi a primeira vez que participaram da festa, uma das mais tradicionais da capital baiana. Além de encantados e animados, os integrantes do projeto também aproveitaram para realizar pesquisas com turistas, ambulantes e soteropolitanos a fim de colher informações sobre os pontos positivos e negativos da festa e descobrir a simbologia da lavagem para os entrevistados.

“A ideia aqui é que eles possam vivenciar as festas populares, participar e conhecer como tudo funciona e depois produzir um texto com todos os elementos encontrados. Queremos também reforçar a importância de se ter jovens monitores de turismo atuando em manifestações culturais como estas”, explica Julia Santos, especialista em turismo e coordenadora do projeto.

O projeto Jovem Monitor de Turismo, desenvolvido pelo Parque Social em parceria com a Prefeitura Municipal do Salvador, tem como objetivo promover a inclusão social de jovens, ressignificando seu papel na sociedade, gerando novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho a partir da capacitação teórico/prática na área de turismo, qualificando-os como monitores para o atendimento ao turista.

“Poder descobrir algumas peculiaridades sobre a festa me deixa ainda mais animada. Sempre vi a lavagem na televisão e estar participando este ano me deixa muito feliz. A partir de hoje pensarei em algumas alternativas de aprimoramento dessa festa, que me surpreendeu com a quantidade de gente nas ruas”, ressaltou a participante do projeto, Larissa Santana.

1 comentário

  1. Larissa Santana em 6 de fevereiro de 2019 às 21:26

    Amei participar do Projeto Jovem Monitor de turismo.ja estou com saudades de cada um e de cada momento que pude vivência e as coisas novas que aprendi,agradeço pela oportunidade que tive de participar desse maravilhoso curso.❤😢

Deixe um Comentário