Agentes da Educação se unem para doar sangue no Hospital do Subúrbio

A ação foi organizada pelos estagiários participantes do Programa Agente da Educação, da Prefeitura Municipal do Salvador, e tem como meta reunir 200 doadores

" alt="" itemprop="image" />

A cada dois segundos, um indivíduo em algum hospital do país precisa de uma transfusão de sangue para viver. Saber dessa realidade impactou na rotina dos Agentes da Educação da GRE Subúrbio I que decidiram dedicar as manhãs dos dias 11 e 12 de junho para realizar doações de sangue e, para além disso, captar parceiros para que também realizem a doação.

De acordo com a orientadora de campo Mônica Damasceno, a ideia da mobilização integra um conjunto de ações sincronizadas desenvolvidas pelos Agentes que tem como temática “Cuidando do Outro”.  A mobilização foi abraçada por todos os agentes de imediato, pois eles entenderam a importância da doação regular de sangue para que os hemocentros consigam manter os estoques abastecidos.

 “Hoje estamos dando um exemplo para que as pessoas se contaminem com a nossa atitude. O significado dessa nossa ação é a vida. Vidas salvas, sangue é vida”, destaca Mônica.

 Para a Assistente Social do Hemoba Hospital do Subúrbio, Daniela Bonfim, o ato dos Agentes está sendo de grande importância, principalmente para o atendimento dos pacientes de urgência e emergência que se encontram na unidade.

“ É muito gratificantes ter a parceria do Parque Social, através dos Agentes da Educação, nessa mobilização que está repercutindo de forma bastante positiva. Os Agentes plantaram as sementes da conscientização da doação de sangue no coração das pessoas e nós só temos a agradecer por isso“, comemora Daniela.

 Qualquer pessoa interessada também pode doar sangue na Unidade de Coleta da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), localizada no hospital. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.

Para doar sangue, o interessado deve estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 acompanhados por responsável legal), pesar mais de 50 kg, não estar em jejum, apenas evitando ingerir alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação, e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Também deve comparecer portando um documento oficial de identidade com foto.

Deixe um Comentário