Programa Agente de Empreendedorismo promove ação bairro de Plataforma

O Agente de Empreendedorismo é promovido pela Prefeitura em parceria com o Parque Social

" alt="" itemprop="image" />

Em mais uma ação de incentivo ao empreendedorismo em comunidades da cidade, desta vez na Praça São Braz, em Plataforma, o programa Agente de Empreendedorismo, juntamente com Crediamigo do Banco do Nordeste, realizou uma feira com empreendedores na última quinta-feira (11). Na ocasião, diversos produtos foram expostos e um desfile fez parte da programação.

O Agente de Empreendedorismo é promovido pela Prefeitura em parceria com o Parque Social, através do Negócio POP, iniciativa que integra o programa Salvador 360. Através do programa, estímulo ao empreendedorismo e capacitação se tornam cada vez mais presentes na vida de artesãos, marisqueiras, ambulantes e de outros empreendedores.

Uma delas é Rosângela Gomes, moradora de Plataforma que há cerca de vinte anos produz almofadas, tapetes e roupas de crochê. “Participar do programa é muito bom para mim porque hoje eu sei como comprar materiais, como expor da melhor maneira e até mesmo procurar o lugar ideal para colocar”, relata, mostrando as peças, todas trabalhadas a mão. Rosângela começou a trabalhar como artesã após passar por dificuldades financeiras. “Eu gosto de trabalhar com isso e já tinha facilidade em mexer com artesanato, até pela minha mãe que também já fazia”, justifica.

programa é realizado nas dez regionais e Plataforma, por exemplo, é uma das localidades enquadradas na Regional Subúrbio 1. Ao todo, 90 agentes de empreendedorismo atuam atendendo em escolas, nas Prefeituras-Bairro e no Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM).

Maiana Brandão, coordenadora do programa, diz que a maioria dos empreendedores atendidos pelo programa são ambulantes e mulheres que trabalham em casa e precisam complementar a renda familiar. “O programa atende em sua maioria empreendedores por necessidade, que muitas vezes tem o perfil empreendedor mais não tem a oportunidade de se desenvolver”, salienta.

Segundo ela, os agentes de empreendedorismo apoiam no desenvolvimento do modelo de negócio e realizam diversas ações para levar conhecimento aos empreendedores. “A gente leva oportunidade para os empreendedores se desenvolverem através das capacitações e acesso ao crédito, promovendo uma melhoria na qualidade de vida dos participantes, colaborando, assim, para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades que participam da iniciativa”.

A capacitação realizada pelo Parque Social dura em torno de dois meses com o objetivo de colaborar para que as pessoas se empoderem e tenham um negócio mais estruturado e atuem com maior profissionalismo. Os interessados poderão se informar no site www.agentesdeempreendendorismo.salvador.ba.gov.br, procurar o agente mais próximo e participar das ações do programa.

Deixe um Comentário