Seminário no Parque da Cidade mostra Salvador como referência em inovação

O seminário contou também com um workshop voltado para mulheres, realizado na sala Florescer da IN Pacto, Incubadora de Negócios Sociais, cuja tecnologia foi concebida pelo Parque Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência.

" alt="" itemprop="image" />

niciativas inovadoras com foco na melhoria da qualidade de vida da população a partir da tecnologia. Foi essa a temática que moveu a abertura da terceira edição do Seminário Salvador Cidade Inovadora, realizada na última quinta-feira (25), no Centro Municipal Colabore, no Parque da Cidade. O evento reuniu pela manhã mais de 300 pessoas entre, gestores públicos, estudantes e empreendedores sociais, para debates sobre soluções tecnológicas que estão sendo implantadas na capital baiana para solução de desafios sociais.

Estiveram presentes o prefeito ACM Neto e o vice Bruno Reis; a presidente de honra do Parque Social, Rosário Magalhães; o titular da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), André Fraga; e o diretor superintendente do Sebrae, Jorge Khoury. Na ocasião, o prefeito recebeu a comitiva com representantes do governo do Quênia, que está em missão na cidade para conhecer projetos exitosos implementados pela administração municipal.

ACM Neto lembrou que, nos últimos anos, Salvador se tornou referência no país e no mundo por construir e desenvolver políticas públicas que têm transformado o dia a dia dos soteropolitanos.

“Se por um lado esse tema de tecnologia e inovação nos fascina, nos empolga, por outro não podemos deixar de destacar sustentabilidade e resiliência. Lançamos um plano de resiliência elaborado com a Fundação Rockfeller e queremos que essas medidas se tornem em ações concretas. Em poucos dias, estaremos lançando o edital de licitação para requalificação do Jardim Botânico, e iremos inaugurar mais três parques até o fim de dezembro”, disse.

“Hoje, o nosso cartão de visita e o que podemos apresentar são as experiências executadas e maturadas. Um exemplo que não me canso de destacar é o CittaMobi. Esse aplicativo que desenvolvemos para o transporte público é hoje utilizado por mais de 1,5 milhão de pessoas. O sistema é pioneiro e mais completo do Brasil e veio pra facilitar enormemente o serviço de transporte público e interação com o cidadão”, acrescentou ACM Neto.

O prefeito ainda citou outros cases de sucessos executados na atual gestão, como a modernização da Defesa Civil, a construção do Núcleo de Operações Assistidas (NOA) e implantação de sinaleiras inteligentes. Na área da saúde, afirmou que até o final deste ano toda a rede municipal ganhará tecnologia de prontuário eletrônico.

“Cada paciente assistido na rede de saúde de Salvador, do Hospital Municipal aos postos de saúde mais longínquos, terá acompanhamento desse prontuário, que dará visão completa da vida do paciente e melhor capacidade de tratamento. A estimativa é aumentar em 40% o número de pessoas atendidas”, complementou.

Ele também disse que, até o final do ano, será lançado um sistema de licenciamento de alta complexidade, que será o mais moderno do Brasil e com tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção). A solução vai permitir agilizar significantemente trabalhos de profissionais que atuam na construção civil.

Evento – Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Secis e com a parceria do Sebrae, o Seminário Salvador Cidade Inovadora integra o programa Salvador 360. Tem como objetivo contextualizar práticas de sucesso, conectar pessoas e casos de sucessos, compartilhar conhecimento e promover e difundir a cultura do empreendedorismo e inovação na capital baiana.

Deixe um Comentário