Parque Social participa de debate online em homenagem ao dia da juventude

" alt="" itemprop="image" />

Hoje é comemorado o Dia Internacional da Juventude, movimento criado em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma celebração do papel essencial dos jovens para gerar mudanças e também aumentar a conscientização sobre os desafios e problemas enfrentados pela juventude mundial. Anualmente, a ONU promove um tema, que este ano é “ENGAJAMENTO JOVEM PARA AÇÃO GLOBAL”, e convida a todos a realizarem atividades, eventos, projetos em torno da juventude.

Através da rede Em Movimento, que participa pela segunda vez consecutiva dessa programação, o Parque Social, uma Organização da Sociedade Civil, que desenvolve tecnologias voltadas para o público juvenil, foi convidado para participar do debate online “Local x Global: O Papel das Juventudes nas Transformações do Mundo” que acontece nesta quarta-feira, às 18h, no canal: bit.ly/canalemmovimento.

A atividade tem como objetivo promover um encontro virtual entre jovens que atuam em causas que se conectam em territórios do Brasil e do mundo. O Parque Social terá como representante Renan do Carmo Chagas, 18 anos, residente da comunidade de Tubarão no bairro de Paripe (Salvador-Bahia).
Renan foi um dos participantes do Projeto Jovem Líder Empreendedor Social em 2019 e ao término do Projeto elaborou uma proposta de ação social para capacitar jovens e idosos em informática. Desde 2017 o jovem atua em uma creche como voluntário, na área administrativa e da tecnologia da informação. Além disso, também está desenvolvendo workshops sobre educação remota.

“Estou lisonjeado em representar o Parque Social nesse debate, pois pude ver de perto como a instituição desenvolve e estimula os jovens para agirem com responsabilidade, coerência e engajamento nas comunidades. A proposta do evento é muito interessante e tenho a expectativa de ampliar minha visão sobre a realidade das juventudes”, explica Renan.

Essa parceria entre o Parque Social e a rede Em Movimento surgiu após um intercâmbio em São Paulo realizado em 2019 por participantes que foram destaques durante o Projeto Jovem Líder Empreendedor Social. Acompanhados pela gestora de projetos, Joana Araújo, eles visitaram algumas organizações que trabalham com empreendedorismo social, sustentabilidade e participação cidadã , entre elas a Impact Hub, um espaço colaborativo que reúne diversos empreendedimentos e entre eles estava a Em Movimento.
“Desde o primeiro instante a Em Movimento foi receptiva, colaborativa e aberta para o diálogo, característica intriseca no trabalho que desenvolvem. Não é a toa que foi uma das organizações visitadas que mais chamou a atenção dos jovens intercambistas. Desde então, temos deixado o canal aberto para parcerias como essa, que sem sombra de dúvidas, é de grande valor para quebrar barreiras geográficas e aproximar essas realidades”, destaca Joana.

” Reconhecemos a importância do Parque Social e a relação da sua atuação com o tema, e estamos felizes em ter um jovem indicado por essa instituição discutindo qual é o papel das juventudes nas transformações do mundo”, pontuou Mariana Resegue, secretária executiva da Em Movimento.

A Rede em Movimento é uma rede de organizações que atuam dando suporte às juventudes para que possam mudar o mundo e fazer com que cada vez mais jovens se engajem, se desenvolvam e tenham acesso às oportunidades oferecidas pelo campo social.

Deixe um Comentário