Parque Social marca presença na “World Cleanup Day”

" alt="" itemprop="image" />

O Parque Social, foi convidado pela 3º vez consecutiva, para participar, através dos seus Programas e Projetos, da ação “World Cleanup Day – EU CUIDO DO MEU QUADRADO – maior ação cívica mundial que promoverá mobilização para limpezas ambientais, digitais, mentais e solidárias.

As ações em prol ao Dia Mundial da Limpeza, que ocorre desde 2017, é liderado pela parceria entre Instituto Limpa Brasil – Let’s do It!  e Teoria Verde. Este ano a mobilização será no dia 19 de setembro, com live de abertura através do canal no youtube do Dia Mundial da Limpeza, às 9h. 

Devido à pandemia que atinge todo o planeta, a proposta é que os voluntários realizem ações práticas dentro de casa e ainda acompanhem lives sobre diversos temas. Os interessados em participar podem se cadastrar, como voluntários, diretamente pelo site do Dia Mundial da Limpeza acessando: https://www.diamundialdalimpeza.com.br

“Podemos considerar o formato do Dia Mundial da Limpeza deste ano como uma oportunidade única, uma vez que as pessoas estão mais dentro das suas casas e sendo a todo tempo lembradas sobre a importância de higienizar todas as embalagens dos produtos que adquirem. Desta forma, elas podem se dar conta da grande quantidade de resíduos que geram, o que pode ser um estímulo para fazerem a separação de forma adequada, nas 3 frações, como preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos: reciclável, orgânico e rejeito. Esta é, inclusive, uma das atividades sugeridas aos voluntários no Dia Mundial da Limpeza, além de outras ações relevantes que são propostas, como a eliminação do foco de dengue”, explica Edilainne Fernandes Pereira, coordenadora nacional do Instituto Limpa Brasil e uma das coordenadoras de mobilização nacional do Dia Mundial da Limpeza.

Com a experiência dos anos anteriores, onde o Parque Social realizou mutirões nas ruas e diversas atividades nas escolas, este ano, os participantes dos Programas e Projetos da instituição, orientados por suas respectivas coordenações, produzirão cards, vídeos, lives e fotos de acordo com a temática e mobilizarão o maior número de pessoas para que pratiquem, de dentro de suas residências, as atividades propostas para o Dia Mundial da Limpeza, de modo que, após o evento, esses novos hábitos sejam incorporados no seu dia a dia. 

“A estratégia digital neste ano será fundamental, e as trocas de experiências entre líderes nacionais que já realizaram a ação de limpeza em anos anteriores vêm motivar os novos líderes. É um movimento em plena expansão”, relata Jean Peliciari, diretor da Teoria Verde e também coordenador de mobilização nacional do Dia Mundial da Limpeza.

O Parque Social através da IN PACTO, dos Programas Agente de Empreendedorismo e da Educação, realizará, entre outras atividades, a live “Compostagem e Hortas Urbanas”, onde serão ensinadas formas de como fazer compostagens e multiplicar ações de respeito e cuidados ao planeta, que será transmitida através do canal da instituição no Youtube.

“Para o Parque Social é muito importante e gratificante participar de uma ação tão relevante como o Dia Mundial da Limpeza, uma vez que as questões ambientais estão se tornando cada vez mais presentes na consciência das pessoas. Nossa expectativa é que todos os participantes possam ser agentes transformadores, contribuindo e promovendo maior harmonia entre o homem e a natureza”, destaca a presidente de honra do Parque Social, Rosário Magalhães.

Mobilização Mundial 

O movimento se iniciou na pequena nação da Estônia em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país em cinco horas. Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação com o slogan “Let’s Do It!” Let’s Do It! ou “Vamos fazer isso!”, que descreve perfeitamente a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e, em 2017 foi lançada a campanha World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza.  
  
Em 2019, o evento registrou a participação de 180 países, com mais de 21 milhões de pessoas realizando limpezas baseadas no mesmo modelo. No Brasil, foram 1200 cidades e mais de 320 mil voluntários.  

 
FIQUE SABENDO
Todos os participantes das ações promovidas pelo Instituto Limpa Brasil ganham recompensas oferecidas pela Gooders, startup de engajamento social. Os inscritos recebem, com a participação, um certificado, válido como atividade de 15 horas complementares em instituições de ensino, e também ganham 10 moedas Gooders, que valem como desconto e outros benefícios em lojas parceiras. Além disso, o aplicativo QZela, através do qual o munícipe pode relatar problemas de zeladoria urbana, criou um segmento específico para o evento. Com o app, os voluntários poderão usar o próprio celular para registrar as suas ações com fotos e georreferenciamento, ajudando a mapear a iniciativa em todo o país.

Deixe um Comentário