Ambiente virtual garante realização de aulas do Jovem Aprendiz Empreendedor

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Desde 2014, o Projeto Jovem Aprendiz Empreendedor oportuniza capacitação profissional para cerca de 1,5 mil adolescentes e jovens com idade entre 14 a 22 anos e seis meses. A intenção é fortalecer o protagonismo juvenil, possibilitando o crescimento pessoal, técnico e social para o enfrentamento dos desafios na vida e no mercado de trabalho.

A metodologia aplicada tem caráter interdisciplinar, com a possibilidade de construção do projeto de vida, acompanhamento psicossocial, momentos de integração com os pais e responsáveis dos jovens e participação em atividades culturais.

Os jovens passam por processo seletivo e os selecionados são contratados pelo Parque Social. Eles iniciam a Capacitação Teórica, que possui conteúdos voltados para a função de auxiliar administrativo, e temas com foco no desenvolvimento pessoal dos aprendizes, com a finalidade de promover reflexões e atitudes de responsabilidade, disciplina, proatividade, autonomia, autoconfiança, agir consciente, cidadania e sustentabilidade.

Na etapa da Capacitação Prática, aplicam os conhecimentos na função de Auxiliar Administrativo, nos diversos órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura de Salvador. A carga horária total do Jovem Aprendiz Empreendedor é de 1.280 horas, sendo 400 horas teóricas e 880 horas de prática profissional, com entrega de certificado ao final da formação.

Diante da necessidade do isolamento social, o ambiente virtual tem sido o principal meio para realização das atividades do Jovem Aprendiz Empreendedor. Mesmo sem o habitual contato presencial, os 300 participantes têm demonstrado bastante interesse e motivação no aprendizado das disciplinas.
Isso representa uma grande oportunidade que a Prefeitura, através da parceria com o Parque Social, está dando aos jovens, principalmente neste momento de pandemia, gerando a oportunidade do primeiro emprego e um complemento de renda para às famílias.

A educadora social responsável pela disciplina Introdução à Administração, Fernanda Becevelli, diz que a experiência tem sido surpreendente. “Trabalho desde 2009 com turmas de jovens aprendizes, sempre por meio presencial, nem híbrido era, e todo jovem quer tudo para ontem. Então, no começo, fiquei meio preocupada em trabalhar com eles de forma totalmente on-line. Como segurar esses jovens durante quatro horas na frente da tela?”.

As preocupações da educadora, contudo, foram rapidamente substituídas por outros sentimentos, “Fiquei maravilhada com os meninos. Participaram muito na disciplina, traziam experiências que eles já tiveram com a leitura de um livro, um filme ou mesmo no mercado de trabalho”, afirma.

Ao final da disciplina, Fernanda diz que só tem a agradecer. “Saio repleta de gratidão, superação de expectativa, bastante realizada mesmo. Agradecida ao Parque Social e, principalmente, aos meninos que ofereceram essa experiência tão gratificante. São turmas diferenciadas”, completa.

Primeira vez – Essa é a primeira experiência do Parque Social com a metodologia on-line. Os jovens estão sendo capacitados através da plataforma Google Classroom. Para auxiliar os participantes do projeto no acesso aos conteúdos, foi feita a entrega de 300 tablets aos jovens, em janeiro.

Na última sexta-feira (12), foi iniciada a terceira disciplina formativa, Língua Portuguesa, que acontece até o próximo dia 26, com 44 horas de carga horária. Já foram ministradas as disciplinas Ambientação e Acolhimento, Atendimento ao Público e Introdução à Administração.

Próximas etapas – Após a etapa inicial, ocorrerá a Capacitação Teórica Continuada, com início em abril de 2021 e previsão de término em abril de 2022, tendo uma carga horária total de 192 horas. A etapa continuada ocorre de maneira concomitante à Capacitação Prática, com início em abril de 2021 e previsão de término em maio de 2022, com carga horária total de 880 horas, sendo executada nos órgãos da Prefeitura.

Todo o percurso formativo, além de supervisão no órgão, conta com o acompanhamento contínuo do Parque Social, assegurando a eficácia na execução das tarefas e no desenvolvimento formativo.

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