De forma remota, o Programa Agente da Educação desenvolve diversas ações durante a pandemia

" alt="" itemprop="image" />

Diante da necessidade de isolamento social causada pelo COVID-19, o Parque Social adota novas estratégias para a continuidade dos seus Programas e Projetos. A exemplo do Programa Agente da Educação que é desenvolvido nas escolas da Rede Municipal de Ensino em parceria com a Prefeitura de Salvador.

O Programa tem como um dos principais objetivos aproximar escola, família e comunidade, em um processo de fortalecimento de vínculos gerando resultados significativos para a educação municipal, e, desde agosto de 2015, quando foi concebido, a iniciativa já acompanhou 292.120 casos de frequência irregular sendo regularizados 155.161 (53,5%) alunos da Rede Municipal de Ensino, realizando mais de 13mil visitas domiciliares e 22.690 ações com o apoio de mais de 5 mil parceiros.

Vale destacar que todo o esforço vem promovendo grandes resultados: o que pode ser confirmado pelo último levantamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019. Salvador alcançou 5,6 na nota do Ideb, superando a meta para 2021. A capital baiana está entre as três do país que mais avançaram no IDEB.

Para este período de pandemia foi elaborado um Plano de Ação específico, planejando e sistematizando as ações incluindo temas de fundamental importância como: aspectos emocionais; relacionamento interpessoal; aproximação da rede de parceiros e comunidade; relação escola e família durante o distanciamento social; utilização das plataformas virtuais; produção de vídeos e cards.

A equipe vêm trabalhando de forma virtual tornando possível que os encontros sejam mantidos, com o propósito de planejar e alinhar as ações durante o período de trabalho remoto, como a remodelagem do formato das ações transversais e sincronizadas, com a produção de vídeos e cards, que tem como propósito motivar os alunos a continuarem interessados nos estudos, fomentar a participação da comunidade e da família , tornando-as cada vez mais próximas da vida escolar , além de compartilhar informações educativas que proporcionem lazer, cultura e participação cidadã.
Os Agentes da Educação continuam acompanhando a vida escolar dos alunos através de contatos, à distância, oferecendo todo o apoio e suporte necessários, utilizando plataformas digitais para se manterem próximos ao público atendido, especialmente alunos e familias, realizando dinâmicas, produzindo vídeos informativos sobre a necessidade dos cuidados com a higiene, distanciamento social, bem como o compartilhamento de atividades educativas a exemplo de contação de histórias, confecção de brinquedos utilizando materiais descartáveis, explorando a criatividade. Os agentes da educação têm se empenhado e participado de diversas outras atividades como ” Julho das Pretas”, “O Diferente é Legal”, “World Cleanup Day-EU CUIDO DO MEU QUADRADO” , entre outros.

Ainda explorando as possibilidades que a estrutura virtual oferece, os Agentes da Educação realizam lives através do canal do youtube do Parque Social com o objetivo de incentivar ainda mais as atividades neste periodo de distanciamente social. Já foram abordados temas sobre a afetividade, solidariedade, comunicação criativa e inteligência emocional.

De acordo com a Diretora Geral do Parque Social, Sandra Paranhos, a instituição não tem medido esforços para que o Programa continue sendo executado com a mesma qualidade em busca de resultados significativos.

“Oferecemos alternativas que se encaixam dentro dos limites que o atual cenário impôe, permitindo que os Agentes da Educação se mantenham ativos e realizando suas atividades. O Parque Social está sempre preocupado com a saúde e segurança de todos os envolvidos, especialmente nesse momento.”, explica Sandra.

Para Daniele Teixeira, ser Agente da Educação durante a pandemia está sendo uma experiência rica em aprendizados. “As ações remotas me instigam a dar o meu melhor dentro das circunstâncias, e com isso passei a desenvolver novas habilidades. Sair da zona de conforto está me fazendo crescer tanto profissionalmente como quanto pessoa”.

Deixe um Comentário