IN PACTO – INCUBADORA DE NEGÓCIOS SOCIAIS

" alt="" itemprop="image" />

A IN PACTO – Incubadora de Negócios Sociais, integra o Centro Municipal de Inovação COLABORE. O Parque Social – Empreendedorismo e Desenvolvimento Social, através de Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura Municipal do Salvador – PMS e da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência – SECIS, concebeu a Tecnologia e desenvolve os Programas da Incubadora. As atividades são voltadas para empreendedores e potenciais empreendedores com ideias/projetos/negócios de impacto social positivo e que contribuam com a resolução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU.

A IN PACTO conta com três modalidades de apoio ao desenvolvimento de negócios: Pré-incubação, Incubação e Graduação.

A Pré-incubação destina-se a negócios não formalizados, em fase de ideação ou negócios formalizados em estágio inicial de desenvolvimento. Essa modalidade tem duração de 6 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.

A Incubação dura 12 meses e é voltada para negócios preferencialmente já formalizados e com atividades em desenvolvimento. Os tipos de empresas que podem ser admitidas são Microempreendedor Individual – MEI ou Micro e Pequena Empresa – MPE.

A Graduação tem duração de 12 ou 6 meses e os negócios precisam ter passado pelo Programa de Incubação.

“Costumo dizer que empreender é um caminho de oportunidade e um importante incentivo à retomada econômica da nossa cidade, principalmente neste momento de pandemia. As ações desenvolvidas pela IN PACTO contribuem para esse movimento, com mecanismos que possam despertar nas pessoas a crença de que elas podem mudar a realidade do entorno por meio dos seus negócios, além de obter benefícios próprios”, destaca a Diretora-Geral do Parque Social, Sandra Paranhos.

OBJETIVO

Fomentar o ecossistema de empreendedorismo e inovação da cidade do Salvador, oferecendo qualificação, suporte operacional, técnico, gerencial e estratégico, gratuito, para empreendedores e potenciais empreendedores que tenham, negócios, projetos e/ou ideias de impacto social positivo.

COMO FUNCIONA

Através de chamadas públicas, são selecionados empreendedores e potenciais empreendedores com negócios, projetos e/ou ideias de Impacto Social Positivo, que colaborem ou possam colaborar com o desenvolvimento socioeconômico local, com iniciativas sustentáveis, inovadoras e resilientes, em consonância com uma cidade economicamente desenvolvida e socialmente justa.

Os negócios apoiados pela IN PACTO recebem, de forma gratuita, suporte técnico, operacional, gerencial e estratégico necessários para o seu desenvolvimento, além de estrutura física para a realização de atividades. Por conta da pandemia, as atividades estão sendo realizadas em ambientes virtuais.

QUALIFICAÇÃO

Realizamos diversas atividade de qualificação, dividas por módulos processuais, contemplando Capacitações coletivas e atividades em grupo, mas também atendimentos individualizados, incluindo Consultoria, Mentoria e Assessoria.

As Assessorias são nas áreas de design, comunicação, marketing, jurídico e contábil. As Mentorias consistem no acompanhamento, a partir do 3º mês de apoio, com profissionais especialistas em empreendedorismo, impacto social e na área-fim de cada projeto. As Consultorias abrem e fecham o ciclo de cada negócio e permitem a avaliação do nível de evolução após o processo.

A carga horária é distribuída da seguinte forma: 86 horas para Pré-incubação e 171 horas para Incubação.

COMO PARTICIPAR

Para participar dos Programas da IN PACTO é necessário se inscrever nas chamadas públicas que são divulgadas em nossos canais de comunicação e passar pelo processo seletivo de acordo a modalidade e especificações dos editais.

NOVAS TURMAS

Em parceria com o Instituto Camargo Correia – ICC e com a Fundação AVINA, em março/2021 concluímos o ciclo de capacitações com 13 negócios. Em maio/2021, estamos iniciando duas turmas em parceria com a PMS, com 8 negócios na Pré-incubação e 10 negócios na Incubação. O lançamento do próximo edital está previsto para junho/2021, objetivando selecionar mais 10 propostas para a modalidade de Pré-incubação, também em parceira com a PMS.

Deixe um Comentário