Agentes da educação ressaltam importância do retorno às atividades pós-vacina

" alt="" itemprop="image" />

Os participantes do programa Agentes de Educação, promovido pelo Parque Social em parceria com a Prefeitura, começaram a ser vacinados contra a Covid-19 em Salvador. Ao todo, aproximadamente 120 educadores que atuam no município começaram a ser imunizados, com o intuito de retornar às atividades nas escolas.

Na última quarta-feira (19), a agente Elisângela Oliveira esteve no Parque de Exposições, onde recebeu a primeira dose do imunizante. Na oportunidade, a educadora, que atua há dois anos na rede municipal, ressaltou que a vacinação é um reconhecimento importante, pois os agentes da educação são parte da escola. “Como trabalhamos com a inclusão social e com a gestão escolar na questão da evasão e busca ativa, nada mais justo do que vacinar”, afirmou.

Ela, que é educadora na Escola Municipal Osvaldo Gordilho, localizada em São Cristóvão, disse estar ansiosa para retomar as atividades presenciais – a preocupação é com um possível quadro de grande evasão escolar neste período de pandemia. “Queremos estar seguros para retornar o trabalho em campo que é diferenciado, trazendo resultados positivos para a comunidade escolar. Vacinas salvam vidas, mas a educação também”, completou.

Agente na Escola Municipal da Engomadeira, Eliaide Matos Cardoso atua há um ano e meio na área e apontou que o trabalho em três frentes – escola, aluno e comunidade – faz com que a vacina dê mais conforto para que esteja a todo tempo dentro e fora das instituições de ensino. “Eu me sinto mais segura, cumprindo o dever de cidadão, além de poder transmitir segurança para os estudantes e para os pais”.

Para a coordenadora do Agentes da Educação, Renata Hohenfeld, a imunização dos educadores é fundamental. “Como eles lidam com a família e comunidade, a vacinação é eficaz para que a rede volte a funcionar nesse sistema híbrido ou semipresencial”, disse.

Atividades remotas – Renata ainda relatou que os agentes vêm desenvolvendo atividades remotas, dando suporte à gestão escolar nas aulas on-line, através do Google Meet ou Zoom, a depender da plataforma que a escola utiliza. Esses profissionais também dão suporte na busca ativa das atividades entregues pela unidade de ensino, e também procuram os pais para saber por que não foram retirar a atividade na escola ou saber da devolução do dever entregue pela escola anteriormente.

Além disso, eles promovem reunião com os pais, trabalham o planejamento estratégico com a gestão escolar e fazem lives no YouTube, através do link https: // www. youtube. com/ user/ ParqueSocial. Lá, os educadores trazem temas preestabelecidos conforme as demandas, a exemplo de inteligência emocional, importância da educação e a importância da família no desenvolvimento educacional do autista.

Fotos: Bruno Concha/Secom

Deixe um Comentário