Parque Social promove ações voltadas para o Dia Mundial da Limpeza

" alt="" itemprop="image" />

Os alunos da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Paripe, participaram de uma ação especial na manhã desta quarta-feira (01). A iniciativa dá o pontapé inicial a uma ação sincronizada entre os Programas Agente da Educação e Agente de Empreendedorismo, ambas tecnologias do Parque Social, em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza, celebrado este ano no dia 18 de setembro.
A coordenadora do Programa Agente da Educação, Renata Souza, afirmou que será um mês inteiro de ações, sendo a primeira presencial na manhã de hoje. “Durante todo o mês de setembro participaremos ativamente da ação com os agentes conscientizando alunos, pais e a comunidade do entorno para que participem. É uma iniciativa de extrema relevância em razão das questões ambientais cada vez mais presentes, e a gente vem com expectativa para falar sobre isso de forma didática para os alunos”, disse.
Com o apoio da Agente da Educação Elaine Santana, os alunos assistiram a uma palestra sobre reciclagem de resíduos sólidos, que foi ministrada por Nélia Calhau, coordenadora das Casas SO+MA, um programa de fidelidade para criar novos hábitos e um ambiente empreendedor nas comunidades. Logo depois, os pais e alunos da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, participaram de uma oficina sobre tapetes de retalho e resíduos sólidos, conduzido pela artesã Carla Ribeiro.
Além destes dois eventos, a programação do Limpa Brasil conta ainda com exibição de vídeos nas redes sociais, criação de cards em alusão à data, ações nas escolas que possuem hortas, e um bate-papo sobre reciclagem, que é o tema principal deste ano. “A nossa expectativa é que todos sejam agentes de transformação e foquem no tema deste ano, a reciclagem”, disse Souza.
Outra iniciativa que será retomada nas escolas é a confecção de brinquedos com materiais recicláveis, focando no impacto ambiental e explicando de forma lúdica quais materiais podem ser reutilizados. “Nosso objetivo principal é desenvolver o lado criativo dos estudantes, contribuindo para percepção de valores importantes para preservação ambiental e na formação de cidadãos ecologicamente conscientes. ”, concluiu.
World CleanUp Day – Pela 4º vez consecutiva o Parque Social foi convidado para participar, através dos seus Programas e Projetos do Dia Mundial da Limpeza – maior ação cívica mundial que promoverá mobilização para limpezas ambientais, digitais, mentais e solidárias. As ações em prol ao Dia Mundial da Limpeza, que ocorre desde 2017, são lideradas pelo Instituto Limpa Brasil – Let’s do It!.
Com a experiência dos anos anteriores, onde o Parque Social realizou mutirões nas ruas e diversas atividades nas escolas, este ano, os participantes dos Programas, Projetos e colaboradores da Instituição, realizarão também diversas ações de mobilização de modo que, após o evento, esses novos hábitos sejam incorporados no seu dia a dia.
Outras atividades – Na sexta-feira (17), além das ações citadas anteriormente, o Parque Social vai promover, no seu canal do YouTube, duas lives dentro da temática. A primeira acontece às 9h com o tema Reciclagem: Uma atitude necessária para transformar o mundo, com mediação da coordenadora Renata Souza e de Thaísa Jeanine Pereira – E.M Santa Rita (Gre Centro); tendo como convidadas Claudia Pires, da Casa SO+MA e Margareth Falcão da Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos (BATTRE).
Já às 14h, o tema também terá como foco a reciclagem: Negócios de Sucesso que Promovem Equilíbrio ao Ecossistema, tendo como mediadoras Norma Regina – coordenadora do Programa Agente de Empreendedorismo e Sandra Barbosa – orientadora de Campo do Programa Agente de Empreendedorismo. Os convidados serão os engenheiros ambientais Antônio Aloísio e   André Fraga.
Para a Diretora-Geral do Parque Social, Sandra Paranhos, é importante e relevante participar de uma ação de tão grande valor, “uma vez que as questões ambientais estão se tornando cada vez mais presentes na consciência das pessoas. Nós do Parque Social, desde 2019, adotamos uma campanha denominada Economize, que surgiu a partir da concepção de que mais do que nunca se faz necessário pensar na adoção de atitudes que evitem o desperdício e promovam o cuidado com o meio ambiente. O Dia Mundial da Limpeza só vem a somar com o nosso propósito”, destaca a Diretora-Geral do Parque Social, Sandra Paranhos.
Parceira do Parque Social, a coordenadora nacional do Instituto Limpa Brasil e uma das coordenadoras da mobilização nacional do Dia Mundial da Limpeza, Edilainne Pereira afirma que o formato do Dia Mundial da Limpeza deste ano pode ser considerado como uma oportunidade única, uma vez que as pessoas estão mais dentro das suas casas e sendo a todo tempo lembradas sobre a importância de higienizar todas as embalagens dos produtos que adquirem. “Desta forma, elas podem se dar conta da grande quantidade de resíduos que geram, o que pode ser um estímulo para fazerem a separação de forma adequada, nas três frações, como preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos: reciclável, orgânico e rejeito”.

Deixe um Comentário