Parque Social e a Secretaria Municipal da Educação convocam 334 estagiários para atuarem no Programa Agente da Educação

" alt="" itemprop="image" />

Os aprovados no Processo Seletivo, para Estágio de Nível Superior, que atuarão no Programa Agente da Educação, compareceram nos dias 01,03 e 06 de dezembro de 2021 ao Parque Social para a entrega de toda a documentação necessária para darem início ao Programa de Estágio.

“Considero o Agente da Educação um excelente estágio para estudantes de pedagogia, pois além do Programa gerar resultados muito significativos para o cenário da educação municipal de Salvador, possibilita que o estagiário tenha contato com o trabalho social e tenha a expansão do olhar para o outro”, destaca a Diretora-Geral, Sandra Paranhos.

De acordo com a Representante de Estágio da Secretária Municipal de Educação – SMED, Luzia Lima, a perspectiva é de fortalecer ainda mais a parceria estabelecida com o Parque Social.

“Esses Agentes chegam em um momento muito importante para Gestão Educacional, pois eles podem nos ajudar a minimizar os impactos causados pela pandemia na vida escolar desses estudantes. ”

Os novos Agentes da Educação possuem idade igual ou superior a 18 anos, estão matriculados em Instituição de Ensino Superior do curso de pedagogia – presencial noturno ou à distância –, cursando entre o segundo e sexto semestre.

O estagiário selecionado cumprirá uma carga horária de 30h semanais, distribuídas entre o turno matutino e vespertino, receberá mensalmente, a bolsa auxílio no valor de R$ 928,02 (novecentos e vinte e oito reais e dois centavos), acrescido do valor do auxílio-transporte.

“A minha expectativa é a maior possível, pretendo com essa oportunidade adquirir um conhecimento prático que não é possível obter na faculdade. ”, explica o novo Agente da Educação João Soares.

Serão chamados o cadastro reserva para completar as 400 vagas propostas em Edital.

 

O PROGRAMA

Realizado pelo Parque Social, em parceria com a Prefeitura Municipal do Salvador, através da SMED, o Programa tem o papel fundamental de aproximar a escola, família e comunidade contribuindo de forma efetiva para uma educação transformadora, inclusiva e de qualidade, fortalecendo a escola enquanto espaço de aprendizagem e interatividade. Também são objetivos do Programa a promoção de melhoria do desempenho escolar e a redução do índice de evasão.

 

RESULTADOS

 

Os esforços desenvolvidos por meio do Programa Agente da Educação vêm dando bons resultados na rede municipal de ensino. De agosto de 2015 a março de 2020 (dados levantados antes da pandemia do Corona Vírus), o Parque Social registrou 257.333 casos de infrequência nas escolas atendidas pelo programa, entre os quais 144.888 foram regularizados (56,3%). A infrequência ocorre quando o aluno faltou a escola três vezes na semana ou a partir de seis vezes no mês.

No mesmo período (2015 a 2020), o Programa conseguiu uma redução de 32,5% dos casos de abandono nas escolas (ausência por período de um a três meses) com 5.586 regularizações de um universo de 17.166 abandonos. Também houve uma redução de 21,5% do número de evasões (ausência por período superior a três meses) com 2.186 regularizações. Com isso, o percentual de regularização de infrequência, abandono e evasão foi de 53,6%.

Deixe um Comentário