Parque Social dá início a ciclo de debates para a compreensão da estrutura da sociedade brasileira

" alt="" itemprop="image" />

Os colaboradores do Parque Social e a equipe do Programa Agente da Educação participaram na tarde da última segunda-feira (27), na modalidade online, do Encontro Formativo: ‘Vamos pensar nossa política de diversidade? ’ Com a temática: Identidade (Quem é negro no Brasil?)
A ação, uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação de Salvador – SMED em parceria com o Parque Social, teve como objetivo apresentar, de forma crítica, elementos que auxiliem na compreensão da estrutura da sociedade brasileira, em especial a soteropolitana, em sua composição étnico-racial e sua importância no contexto educacional.
“Acreditamos que esta parceria com a SMED será de grande importância para os profissionais em formação, na construção de uma visão mais qualificada da sociedade o que, possivelmente, influenciará positivamente em sua atuação. ”, destaca a diretora-geral, Sandra Paranhos.
“ Neste primeiro encontro trouxemos através do quesito raça/cor estabelecido pelo IBGE, reflexões do pertencimento racial das e dos participantes; política de branqueamento e miscigenação; composição racial dos e das estudantes na Rede Municipal de Educação”, explica a Coordenadora do Núcleo de Políticas Educacionais das Relações Étnico-Raciais (NUPER) da SMED, Eliane Boa Morte.
O encontro será realizado em mais quatro dias, em datas ainda a serem definidas, com as temáticas: Identidade (Quem é negro no Brasil?) / Parte2; Construção da sociedade brasileira; Conceitos (raça, etnia, racismo, discriminação racial, preconceito, etc…) e Legislação relativa à temática étnico-racial e ao Programa de Combate ao Racismo Institucional.
“ Obrigada a todos pelo rico evento, belas reflexões e inquietações surgiram e tomarão conta da minha trajetória. Estou ansiosa pelos próximos encontros”, agradeceu a Orientadora de Campo do Programa Agente da Educação da GRE Subúrbio 2, Adrielle Costa.

Deixe um Comentário