Painel discute impacto socioambiental e mudanças climáticas em Salvador

" alt="" itemprop="image" />

O Espaço Colabore, no Parque da Cidade, sediou um bate-papo sobre iniciativas para o fomento ao desenvolvimento sustentável de Salvador. O encontro “Colabore Aê – Painel de Impacto Socioambiental e Mudanças Climáticas” reuniu estudantes, pesquisadores, acadêmicos, empresários, gestores públicos e startups.

O evento, em celebração à Semana do Meio Ambiente, foi promovido pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) em parceria com a IN Pacto- Incubadora de Negócios Sociais do Parque Social, e teve como objetivo apresentar e alavancar novos negócios, que apresentem soluções para reverter os efeitos negativos causados pelas mudanças climáticas, aliados ao empreendedorismo inovador de impacto.

Segundo a secretária da Secis, Marcelle Moraes, o painel abriu espaço para representações de vários setores, como universitários, sociedade civil, poder público e empresas, “propondo ideias a serem levadas para o campo da ação”.

O diretor geral da Codesal, Sosthenes Macedo, foi um dos palestrantes do encontro. Para ele, trazer o tema para a pauta do dia é essencial, diante dos fenômenos climáticos que vêm ocorrendo no Brasil, nos últimos anos.

“As pessoas têm uma impressão equivocada de que discutir mudança climática e suas interferências na realidade social é coisa do futuro, mas é uma preocupação do presente. Foram discussões do passado que ajudaram a Defesa Civil de Salvador a dar respostas imediatas e com antecedência, garantido mais segurança à população”, pontuou.

Mais debates – A representante da GB Cycon, Adna Caroline Oliveira, ressaltou a necessidade da democratização dos debates sobre o tema. “Muitas vezes, quando se fala de sustentabilidade, o assunto fica retido à academia, universidade e a alguns eventos não tão acessíveis à população, mas não tem como resolver problemas sem vive-los”, lembrou.

Adna lembrou que o conceito de sustentabilidade parece algo distante, restrito a esferas distintas, mas que todo mundo enfrenta algum desafio relacionado ao assunto. “As iniciativas discutidas pela Secis têm sido boas, porque discutem e atuam nos problemas de Salvador, dividindo com outras esferas, estreitando laços e trabalhando juntos, para resolver uma questão que atinge a todos”.

A empresária Mariana Gordilho participou do evento em busca de iniciativas para trabalhar dentro da área socioambiental. “Tenho bastante preocupação e interesse na pauta de sustentabilidade. Esse encontro permite conhecer experiências e negócios, que se importam com essa pauta, servindo como um incentivo para empreender na área,” afirmou.

“Fico feliz feliz pela IN PACTO enquanto Parque Social ter feito parte do processo de construção do Ambientaliza que busca promover e realizar ações que fortaleçam as pautas de Meio Ambiente e sustentabilidade. É gratificante também ver negócios que foram apoiados pela IN PACTO estarem inseridos neste processo a exmplo da GB Cycle e SDW.”, destacou a subcoordenadora da IN PACTO , Tayse Santos.

Deixe um Comentário