Conheça os Programas, Projetos e demais Iniciativas do Parque Social.

Todas ações desenvolvidas pelo PARQUE SOCIAL traduzem a missão e os propósitos da Instituição, no sentido de empoderar, transformar e qualificar cidadãos e comunidades, melhorando a qualidade de vida e redução das desigualdades sociais.

Para tanto, a concepção de cada projeto é singular nos seus objetivos, metas, ações, e o seu desenvolvimento se dá através de metodologias específicas, que estimulam o protagonismo, a corresponsabilidade, o engajamento e o compromisso com resultados.

Projeto Afro-moda em rede

O Parque Social, organização da sociedade civil, foi vencedor do Edital da Fundação Banco do Brasil para a execução do Projeto Afro-Moda em Rede, que visa fomentar o empreendedorismo e a emancipação social feminina em comunidades de baixa renda de Salvador, a partir da capacitação, em modalidade online, para produção e gestão de conteúdos em…

Programa Agente de Empreendedorismo

O Programa Agente de Empreendedorismo É uma iniciativa de estímulo ao Empreendedorismo nas comunidades de Salvador, que faz parte do Negócio POP, integrante do 7º eixo de inclusão econômica, do Programa 360º da Prefeitura Municipal do Salvador. A tecnologia para o desenvolvimento do Programa Agente de Empreendedorismo foi concebida pelo Parque Social, que também é…

Projeto Empreendedor Digital

Realizado pelo Parque Social em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, o Projeto Empreendedor Digital tem como objetivo promover capacitação em comunicação e marketing com foco em gestão de conteúdos digitais. A capacitação, destinada para adolescentes de 14 a 17 anos, tem a…

Programa Comunidade Empreende

Permite através de suas diversas etapas: planejamento, mobilização, diagnóstico participativo, alinhamento conceitual, capacitações, tutorias, modelagem e rodada de negócios, busca de parceiros, monitoramento e avaliação, o surgimento e fortalecimento de empreendimentos sociais, inovadores e autossustentáveis e de empreendedores sociais engajados e comprometidos com a comunidade.

Programa Agente da Educação

Contribui de forma efetiva para uma educação transformadora, inclusiva e de qualidade fortalecendo a escola enquanto espaço de aprendizagem e interatividade. Tem como propósito, a melhoria do desempenho escolar, a redução do índice de evasão e a valorização da escola como patrimônio da Comunidade. O Agente da Educação, estagiário de pedagogia, atua como corresponsável no…

Projeto jovem aprendiz

Promove capacitação teórico prática de 1280 horas para jovens atuarem como Auxiliar Administrativo nos diversos órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura Municipal do Salvador. Tem como diferencial, capacitação continuada, supervisão prática, assistência psicossocial, participação em atividades transversais, elaboração do projeto de vida como estímulo ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Projeto Líder Empreendedor Social

Capacita lideranças comunitárias nas áreas de gestão financeira e comunitária, elaboração de projetos e legislação do 3º setor para que possam gerir projetos e ações como agentes facilitadores de transformação social, buscando uma atuação mais efetiva como legítimos representantes das suas comunidades.

Projeto Jovem Líder Empreendedor Social

Proporciona a jovens oportunidade para desenvolverem seu potencial como líderes do futuro através de capacitação teórico/prática, na qual elaboram projetos de Empreendedorismo Social aplicáveis em suas comunidades. Como aspecto inovador, promove intercâmbio para que os jovens que se destacarem no projeto compartilhem experiência em instituições que atuam com o protagonismo juvenil.

Projeto Conhecimento Itinerante: Digital e Literário

Possibilita conhecimento em informática básica, inserindo ferramentas tecnológicas na realidade de quem aprende. Dissemina e difundi o conhecimento, por meio da inclusão cultural e literária, despertando a criatividade, fortalecendo a autoestima dos atendidos, o pertencimento social e a conscientização da responsabilidade comunitária para serem agentes de transformação e multiplicadores de conhecimento e prática cidadã.

Projeto Sementes Culturais

Desenvolvido em parceria com a Global Participações em Energia S/A para promover a inclusão cultural de adolescentes a partir do fortalecimento da cultura afro-brasileira por meio de oficinas teóricas e práticas de música percussiva, confecção de xequerê e formação de grupo musical.

Projeto Convivendo e Aprendendo

Proporciona espaço de convivência social para fortalecer os vínculos familiares e comunitários de crianças, adolescentes, jovens e idosos, incentivando a socialização, integração e participação em atividades que promovam aprendizado e empoderamento de uma maneira lúdica e criativa.

Projeto Multiplicadores de Educação Alimentar e Nutricional

Capacita crianças e adolescentes através da promoção de hábitos alimentares saudáveis, tornando-os agentes multiplicadores de educação e segurança alimentar e nutricional, considerando que uma dieta equilibrada é de fundamental importância para a saúde e bem estar do indivíduo.

Projeto Foto.Com

Capacita adolescentes e jovens na utilização de instrumentos e técnicas de registro, coleta de informações da história e cultura das comunidades, culminando com a elaboração de revista impressa e digital, num processo de interatividade e valorização da comunidade envolvida.

Projeto Idoso Tutor Empreendedor

Capacita idosos para atuarem num processo de tutoria à jovens, fortalecendo laços intergeracionais, promovendo a troca de saberes e ressignificando o papel do idoso na sociedade.

Projeto Arte Cidadã

Capacita crianças e adolescentes em produção de peças customizadas e confecção de instrumentos percussivos, como ferramentas de fortalecimento educacional e desenvolvimento pessoal, possibilitando a expressão de suas potencialidades criativas.

Programa Coletivo Jovem / Parque Social

Projeto desenvolvido em parceria com o Instituto Coca Cola para empoderar jovens por meio de capacitação técnica em marketing de vendas, produção de eventos, comunicação e tecnologia, promovendo com isso, a valorização da autoestima além de novas oportunidades de geração de renda e inserção no mercado de trabalho.

Núcleo de Atendimento Comunitário – NAC

Apoia, capacita e instrumentaliza lideranças com atuação efetiva nas suas comunidades e dirigentes de organizações sociais no município do Salvador, para que se fortaleçam em suas atividades e contribuam como agentes de transformação social, com foco em resultados. Além de desenvolver ações voltadas para o fortalecimento de vínculos existentes nas comunidades enquanto espaço de relações…

Semana Comunidade em Foco

Possibilita a mobilização e o engajamento de pessoas, ampliando visão sobre o social, através da valorização e disseminação de temáticas e iniciativas de desenvolvimento comunitário e transformação social.

Ciclo de Palestras

Possibilita a disseminação de conceitos, promovendo encontro entre pessoas e instituições além da troca de experiências exitosas na área social.

Bazar Social

Possibilita canalizar recursos para o desenvolvimento de Ações, Programas e Projetos do Parque Social, através da comercialização de mercadorias doadas pela Receita Federal.

Sala de Leitura

Possibilita o acesso da população mais carente aos diversos gêneros literários em uma sala adaptada na sede do Parque Social, espaço dedicado ao fomento da leitura enquanto instrumento de empoderamento e de inclusão social.