Inscrições para curso de ourivesaria terminam no próximo dia 31

Data do Evento: 21/09/2021

Hora: 16h

Local: Google Meet

Com o intuito de fortalecer e revitalizar a prática da ourivesaria na capital baiana, a Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio do Mapa Cultural, oferecerá, no mês de setembro, o Curso Rápido em Ourivesaria. As inscrições para a atividade, que é gratuita, estão abertas até o próximo dia 31. A inscrição deve ser realizada através do link https:// docs. google. com/ forms/d/e/ 1FAIpQLSdvUG1uEg32NoZ-1PhuYPWyhUi-j_U_TO8mAksqLmMg0Dnt_g/viewform

Fonte de renda — O projeto é contemplado pelo Mapa Cultural de Salvador, da FGM, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo. Nas aulas, os participantes vão conhecer as técnicas tradicionais de confecção artesanal das ferramentas e joias de orixás, que possui importância histórica para o candomblé e demais religiões afrobrasileiras.

A capacitação é dividida em três horas/aula e pretende oferecer um aprendizado inicial sobre ourivesaria e forja de metais, além de conhecimento desses materiais, criação e produção de jóias de orixá. “O curso é uma porta de entrada, que pode resultar, futuramente, em um curso presencial, quando for possível ao fim da pandemia. Então este primeiro passo é para apresentar o trabalho de artesão em ourivesaria. É um mercado ainda carente de mais profissionais, além de ser uma fonte de renda e pode ser a profissão para tirar jovens de situações de risco na sociedade”, finaliza a artesã.