Comunidade Acontece

SEMANA DA MULHER

AÇÕES EDUCATIVAS VOLTADAS PARA MULHERES

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA BANCAS DE HETEROIDENTIFICAÇÃO

BANCAS E PROCEDIMENTOS DE HETEROIDENTIFICAÇÃO

MARÇO DE LUTAS

Participe do lançamento da campanha Declare seu amor à educação e saúde pelo bem viver.

A importância da organização financeira

O Empreenda Salvador em parceria com o Parque Social e o Credi Amigo oferece palestra sobre: A importância da organização financeira Data: 28/02/2023 Horário: 09:00 ás 11:30 Local: SAC do Empreendedor no Mercado São Miguel Clique aqui e Inscreva-se

OFICINA DE CARNAVAL

ACESSÓRIOS E ENFEITES PARA CABELO . CUSTOMIZAÇÃO E REFORMAS DE CAMISAS E ABADÁS.

DIVERSÃO DE VERÃO

O DIVERSÃO DE VERÃO não para…. Nessa sexta, 27/01, os #espaçobocadebrasa estão botando quente! 🌋🔥 No Boca de Brasa do @suburbio360 vamos ter o @grupowado , Tambores Japoneses, numa apresentação maravilhosa. Será às 18:00h⏰ Gratuito. É só chegar pra curtir uma programação cultural e artística de qualidade 🥁🕺🏾🙂 O DIVERSÃO DE VERÃO é uma realização do Programa Boca de Brasa, vinculado…

AGONIA CAJAZEIRENSE

Colados na Comédia e Alana canta Gonzaguinha, são os espetáculos em cartaz, no Espaço Boca de Brasa Cajazeiras, neste fim de semana. Convoca geral e vem aproveitar essa programação especial 💥

OFICINA DE MAQUIAGEM

TRAGA SEUS PRODUTOS DE USO PESSOAL E APRENDA A UTILIZA-LOS DA FORMA CORRETA E COMO TRANSFORMAR ESSE APRENDIZADO EM RENDA.

Exposição “Filtro de Café “

A visitação a partir de 24/09 na rua João Pondé 378 Barra.

Feira das mulheres de Itapuã

Feira das mulheres de Itapuã, dias 16/09 das 13: 00 às 18:00h e 17/09 das 09:30 às 18:00h. A feira contará com as biojoias da @capotiraartes que recolhe sustentavelmente suas matérias primas na natureza. Cada peça conta a história do povo de Itapuã e das nossas raízes ancestrais indigenas e africanas. Vem pra feira da resistência! Siga @feiradasmulheresdeitapua

FEIRA DE ADOÇÃO

Neste sábado(27), das 10h às 15h, no piso L1 do Shopping Cajazeiras, acontece a Feira de Adoção de Pet do Cajacity. A ação é uma parceira do Shopping com a ONG Célula Mãe. Cachorros e gatos vão estar à disposição para adoção. A ação terá vermifugação gratuita para os 50 primeiros PETS que comparecerem ao…

AVALIAÇÃO VISUAL GRATUITA

AÇÃO EM PROL DO COMBATE A CEGUEIRA NA BAHIA. 08H ÀS 12H

SARAU PARQUE SÃO BARTOLOMEU

DIVERSIDADE CULTURAL – Mostra de trabalho fortalecendo a diversidade cultural como: poesia, capoeira, teatro, dança, musica, malabarista dentre outros.

-I Feira- De Saúde, Ciência e Tecnologias

Arte, saúde e sustentabilidade em comunidades quilombolas. Horário: 09h

Precificação

Objetivo : Palestra para ensinar a colocar preço nos produtos/serviço, porque os empreendedores tem muita dúvida sobre esse tema. Horário: 10h

DESAFIO DO EMPREENDEDORISMO FEMININO

As mulheres de Valéria foram convidadas para um BATE PAPO COM  @emfeltros e @tricobylanys1308.

FEIRA DAS MULHERES DE ITAPUÃ

Acontece neste sábado 14/01/23 das 14:00 às 17:00 h a FEIRA DAS MULHERES DE ITAPUÃ na Colônia de pescadores de Itapuã da rua K. A feira faz parte do Projeto memória viva de Itapuã, que propõe uma série de atividades visando a retomada do artesanato e culinária nativa de Itapuã. Com organização própria estas mulheres…

OUTUBRO ROSA

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), prossegue com as ações de mobilização, visibilidade e combate ao câncer da mama e colo de útero na campanha Outubro Rosa 2021. Para esta quinta (07), e sexta-feira (08), uma programação intensa visa ampliar o acesso das soteropolitanas a orientações, exames e consultas a…

ILUMINAÇÃO ESPECIAL

Prédios e monumentos do interior e da capital serão iluminados em azul lápis-lazúli, cor oficial da Psicologia, para celebrar o dia do psicólogo.

Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS)

Começou, na última quarta-feira (18), em modalidade online, a Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS), intitulada Apoio e Fomento do Ecossistema de Negócios Socioambientais em Salvador… A capacitação é voltada para lideranças comunitárias do Complexo do Nordeste de Amaralina e estudantes de graduação e pós-graduação da UFBA.

Treinar para Empregar inicia capacitação para atendimento em farmácia

O Programa Treinar para Empregar, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), iniciou, na segunda-feira (9), o curso de Técnicas de Atendimento em Farmácia para 40 inscritos no Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm). A capacitação presencial acontece na Unidade do Senac, localizada na Casa do Comércio, na Avenida Tancredo…

Projeto leva doações e esperança para a população de rua na capital

Um grupo de ação social tem feito a diferença em Salvador.  De nome Café com Amor, o projeto  reúne itens básicos, como comida, material de higiene e água potável, e distribui para a população em situação de rua que vive na capital  baiana. O grupo possui três roteiros diferentes que são atendidos uma vez  por…

Workshop de cupcakes acontece nesta quarta (25) no Subúrbio

Farinha, açúcar, dedicação e muita mão na massa. As mulheres do Subúrbio de Salvador receberão nesta quarta-feira (25), a partir das 8h30, o workshop gratuito de Cupcakes ministrado por Lolla Ramos, semifinalista da quarta edição do programa Bake Off Brasil. A iniciativa contemplará mais uma edição de certificação do programa SPMJ Gourmet, que acontece no…

Luís Anselmo recebe serviços gratuitos de saúde e ações sociais amanhã

O bairro do Luís Anselmo, em Salvador, vai receber serviços gratuitos de saúde, ações sociais e atividades de lazer amanhã (30), das 8h às 12h. As atividades serão realizadas na Escola Municipal Santa Rita. Serão ofertados teste glicêmico e aferição de pressão. Além disso, será possível buscar vagas de emprego por meio do Serviço de…

Prêmio Jorge Amado de Literatura

O que é o Prêmio O Prêmio Jorge Amado de Literatura é um dos maiores do país. É realizado pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), por meio de ações que integram o Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca de Salvador. O Prêmio é voltado aos alunos matriculados na Rede Pública Municipal de…

Simm itinerante tem 116 vagas para pessoas com deficiência em caravana na APAE de São Joaquim

Cerca de 116 vagas para pessoas com deficiência serão oferecidas através do Simm Itinerante, na Segunda edição da Caravana Social da Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), amanhã (26), na APAE de São Joaquim. A caravana será realizada em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (PCDI). O atendimento…

Copa Dente de Leite está com inscrições abertas até dia 15

Um dos principais torneios juvenis de futebol do estado, a Copa Dente de Leite está com as inscrições abertas até o próximo dia 15 de agosto. A novidade em 2019 é que os times femininos também poderão participar. Os interessados deverão comparecer à sede da Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), localizada na…

Vacinação contra sarampo segue em 129 postos de saúde da capital

Os postos de saúde da rede municipal seguem intensificando a vacinação contra o sarampo em Salvador. As doses estão disponíveis nas 129 salas de imunização das unidades básicas de saúde da capital, de segunda a sexta-feira, sempre das 08 às 17 horas. Durante o Dia D mais de 40 mil pessoas compareceram as unidades para…

Fundação Gregório de Matos realiza programação especial para o Dia de Combate à Intolerância Religiosa, no Espaço Cultural da Barroquinha

No dia 21 de janeiro, domingo, a Fundação Gregório de Matos realiza a abertura da exposição Orixás da Bahia e a reinauguração da Fonte de Oxum, celebrando o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. O evento acontece no Espaço Cultural da Barroquinha, às 18horas. ‘Orixás da Bahia’ é uma exposição com 16 estátuas em…

Brechó EcoSolidário acontece no Parque da Cidade com participação do Parque Social

O Brechó EcoSolidário é um importante evento de conscientização sobre os efeitos do consumo. Ele é realizado desde 2010 e representa a expressão brasileira do evento francês “Dialogues en humanité” (Diálogos em humanidade). Este ano o Brechó acontece nos dias 28 e 29 de outubro (sábado e domingo), com a realização de diversas atividades, incluindo…

Projeto da Fundação Gregório de Matos promove incentivo à leitura para crianças e adolescentes

A Fundação Gregório de Mattos realiza até início do mês novembro o Projeto “Caminhos da Leitura”. A iniciativa busca beneficiar crianças e adolescentes com idades entre 5 e 14 anos, agregando valores educativos e culturais e fortalecendo a busca pelo saber desde cedo. O Projeto acontece em colégios, bibliotecas e praças nos bairros da Ribeira,…

ONG Canto Vivo realiza Ação Comunitária no Trobogy

Com o apoio da Prefeitura Municipal do Salvador, a ONG Canto Vivo realizará, dia 30 de setembro (sábado), uma Ação Comunitária com atividades e serviços gratuitos na área social, ambiental, da saúde, da educação, e muitos outros voltados para melhoria da qualidade de vida das pessoas da comunidade do Trobogy. O evento acontece das 08…

A Prefeitura Municipal do Salvador realiza o Festival da Primavera, em diversos pontos da cidade

O Festival da Primavera foi criado em setembro de 2013 pela Prefeitura Municipal do Salvador, e hoje é considerado um dos eventos mais esperados do calendário da cidade. O evento tem uma programação de atividades gratuitas, com música, esporte, gastronomia, lazer, teatro, dança, artesanato, feiras e qualidade de vida para soteropolitanos e turistas. Esse ano,…

Até o dia 16 de setembro acontece, na Bahia, Campanha de Multivacinação para a atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente

O Dia D de Vacinação, dia de mobilização nacional, será no sábado (16). Nesta campanha, todas as vacinas serão oferecidas e é importante que crianças e adolescentes sejam levados aos postos e centros de saúde municipais, munidos da Caderneta de Vacinação, para tomar as vacinas que ainda não foram aplicadas. De acordo com o Ministério…

Santa Casa de Misericórdia da Bahia oferece curso profissionalizante para pessoas com deficiência

A Santa Casa de Misericórdia da Bahia, através da sua Coordenação de Serviço Social (GGP), realiza inscrição de pessoas com deficiência (PCD) para participarem de curso profissionalizante gratuito. A capacitação tem o propósito de qualificar PCD para atuarem como auxiliar administrativo e com teleatendimento. Os interessados devem comparecer à Pupileira, na Avenida Joana Angélica, n°…

Gabinete da Prefeitura em Ação será realizado na comunidade de Boa Vista de São Caetano

No dia 29 de agosto, sábado, a Prefeitura Municipal do Salvador realiza o Gabinete da Prefeitura em Ação no bairro de Boa Vista de São Caetano, oferecendo diversos serviços e atividades gratuitas, como atendimento para programas sociais (Bolsa Família e outros), assessoria jurídica (Balcão de Justiça), entrega de lâmpadas (Coelba), marcação de consultas, além do Projeto…

Justa Saia e Ateliê Lull realizam a primeira edição do evento Tabuleiro da Moda, no Rio Vermelho

O evento Tabuleiro da Moda será realizado no dia 28 de julho, sexta-feira, com o propósito de dialogar sobre sustentabilidade, produção responsável e consumo consciente. A programação do evento inclui oficinas de produção (com taxa de inscrição à R$ 120,00 cada) e bate papo (gratuito) com a estilista Luciana Galeão sobre uso de resíduos têxteis.…

UPA de Paripe realiza Feira de Saúde em comemoração ao seu 1º aniversário

Nesta quinta-feira, 27 de julho, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paripe estará realizando uma Feira de Saúde para comemorar um ano de funcionamento. O evento acontece a partir 9 horas, oferecendo diversos serviços gratuitos, como aferição de pressão, glicemia, avaliação nutricional, ginástica laboral, profilaxia odontológica, vacinas, maquiagem e distribuição de brindes. A UPA…

Prefeitura Municipal do Salvador adere à Campanha Nacional ‘Esqueça um Livro e Espalhe Conhecimento’

A Campanha ‘Esqueça um Livro e Espalhe Conhecimento’ foi idealizada pelo jornalista Felipe Brandão, desde 2013, convidando pessoas, através do Facebook, à “esquecerem” livros em locais públicos para que sejam encontrados por outros leitores. A ideia também estimula os participantes a postarem fotos do “esquecimento”, para engajar novos adeptos. O movimento surgiu nos Estados Unidos…

Base Comunitária de Segurança de Santa Cruz realiza nova edição do ‘Projeto Inverno Quentinho’

Desde 14 de junho, a Base Comunitária de Segurança da Santa Cruz, em parceria com a Escola Municipal José Calazans, deu início à 3ª edição do Projeto Inverno Quentinho. A iniciativa consiste na doação de roupas à comunidade durante o período do inverno (similar as campanhas do agasalho). As roupas doadas são expostas num varal…

Serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) são oferecidos na Prefeitura Bairro da Cidade Baixa

Moradores da Cidade Baixa que precisarem de atendimento relativo ao Tribunal Regional Eleitoral já podem procurar o posto do TRE localizado na Prefeitura Bairro Cidade Baixa, na Ribeira. Lá são encontrados serviços de recadastramento biométrico, emissão de primeira e segunda via do título de eleitor. Para ser atendido, o eleitor precisa apresentar a original de…

Transalvador realiza passeio ciclístico marcando ações do Maio Amarelo

No dia 28 de maio (domingo), a partir das 8h, a Transalvador promove passeio ciclístico como parte das ações do Maio Amarelo. O percurso de 8,7 km tem saída da sede da autarquia, nos Barris, com destino ao Farol da Barra e retorno ao meio-dia. A ação conta com apoio do Movimento Salvador Vai de…

A SEMPS realiza programação especial em comemoração pelo Dia das Mães.

Em celebração pelo Dia das Mães, a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza realizará, no dia 12 de maio, sexta-feira, uma programação especial, em quatro comunidades de Salvador. As atividades vão acontecer nas Unidades de Acolhimento Institucional de Amaralina e Itapuã, que atende à população em situação vulnerabilidade social; no Abrigo D.…

O Castramóvel, serviço de castração de cães e gatos, chega a Cajazeiras X no mês maio

O serviço itinerante de castração gratuita de cães e gatos chega a Cajazeiras X, a partir do dia 8 de maio. O atendimento será na Unidade de Saúde da Família – USF Cajazeiras X. O Castramóvel faz o cadastramento e triagem dos animais nas segundas e terças-feiras. Às quartas, quintas e sextas-feiras, ocorre o procedimento…

Projeto de Extensão Comunitária da UNIFACS oferece formação gratuita para o ENEM, em inglês e redação

Em parceria com o Espaço Avançar, o Projeto de Extensão Comunitária da Universidade Salvador (UNIFACS) realizará formação, em inglês e redação, na perspectiva de preparar estudantes para o ENEM. O curso é destinado aos moradores do Bairro da Paz, e será realizado em 05 encontros, de 04 de maio a 01 de junho, das 14h…

Projeto Dentistas do Bem promove atendimento odontológico gratuito para jovens

No dia 28 de abril, sexta-feira, a ONG Turma do Bem realiza avaliação odontológica gratuita, através do Projeto Dentistas do Bem. O serviço é voltado para adolescentes e jovens de baixa renda, que tenham . O jovem cadastrado poderá receber encaminhamento para tratamento integral gratuito. O Projeto tem o apoio da Oral-B e representa, atualmente,…

Paróquia de São Marcos realiza bingo beneficente, dia 23 de Abril

No dia 23 de abril, domingo, a Paróquia São Marcos realiza um bingo beneficente, à partir das 11 horas, no espaço ao lado da Igreja, na Rua Dermeval de Souza Gusmão, 135, Quadra D, Fazenda Grande III, Cajazeiras. Mais informações pelo telefone (71) 3219-6622.

A Prefeitura Municipal do Salvador leva o evento Música nos Bairros para o Bairro da Paz

Música nos Bairros faz parte da programação do Festival da Cidade 2017, realizado pela Prefeitura Municipal do Salvador. No Bairro da Paz, a festa acontecerá dia 02 de abril, domingo, e contará com a participação de 06 bandas locais que animarão o domingo. São elas: Arrocha de Paulo Spolary, Hip Hop e Poesia com Danilo…

Museu Eugênio Teixeira Leal mesa de debates, no dia 31 de março

A mesa de debates realizada pelo Museu Eugênio Teixeira Leal, traz o tema ‘A Mulher e a Ditadura da Beleza’, com o propósito de promover uma reflexão sobre a luta das mulheres contra a desigualdade de gênero, tendo em vista a data história de 08 de março. O debate propõe uma discussão sobre a imposição…

O Festival da Cidade 2017, realizado pela Prefeitura Municipal do Salvador, acontece até o dia 02 de abril

A Prefeitura Municipal do Salvador realiza o Festival da Cidade 2017, em comemoração aos 468 anos do município, com uma uma programação cultural que acontece do dia 25 de março à 02 de abril. Mais de 100 ações acontecem durante a celebração desta 5° edição do Festival, que passa por 27 pontos da cidade, recebendo…

Vestibular Social da Paz acontece dia 1° de abril, no Espaço Avançar

O Centro Universitário Estácio realiza o Vestibular Social da Paz, no Bairro da Paz, oferecendo, aos aprovados, bolsas de 40% a 45% de desconto em qualquer curso de graduação. As inscrições estão sendo realizadas na Sede do Conselho de Moradores, com taxa de inscrição gratuita. A prova acontecerá no Auditório do Espaço Avançar ás 09hs,…

Museu Eugênio Teixeira Leal realiza o Cineclube do Eugênio, no dia 24 de março

O Cineclube do Eugênio, realizado pelo Museu Eugênio Teixeira Leal, exibe o filme Frida, no dia 24 de março, sexta-feira, às 14 horas. O drama biográfico mostra a vida de Frida Kahlo (Salma Hayek), desde a sua adolescência até a morte. Frida foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada…

Engenho Velho de Brotas festeja em homenagem às mães

Ás 15h de Sábado, 10 de Maio, no Espaço Pelotas, Engenho Velho de Brotas, o Clube de Assistência as Mães – CAMEV realizou a festa em comemoração ao Dia das Mães. O evento que teve sorteios de cestas básicas e brindes, contou com a presença das famílias da comunidade de Brotas que, homenagearam as mães…

Copa Sub-17 colabora para a redução da criminalidade

Na tarde de sábado, 21 de Março, aconteceu no campo do Parque São Brás, Vale das Muriçocas, Vasco da Gama, a final da Copa Sub-17, campeonato organizado pela Associação de Moradores do Vale das Muriçocas – AMVM e apoiado pela 41ª Companhia da Polícia Militar e a Prefeitura Municipal de Salvador. O evento que acontece…

Creche no Calafate é referência para as comunidades locais de Salvador

O Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Lindaura Andrade Mendonça, nome dado em homenagem á benemérita da instituição e esposa do Sr. Mamede Paes Mendonça, comerciante da capital baiana, funciona desde 1986 na Rua Maia Cardoso, n°01, antiga rua direta do Calafate, Bairro San Martin. Nela são atendidas de segunda a sexta, das 7:00h…