eduardo_shana

Parque Social, combinando planejamento, empreendedorismo social desenvolvimento local

EDUARDO SHANA

A dinâmica da vida moderna está exigindo grandes mudanças na configuração das estruturas sociais para garantir um ambiente saudável e melhor qualidade de vida para todos.
O empreendedorismo social é uma das soluções mais promissoras para estimular a integração das comunidades, órgãos públicos e iniciativa privada para encontrar mais equilíbrio e menos impacto da atividade humana sobre o meio ambiente.

Estimular as pessoas a buscar medidas sustentáveis, iniciativas sociais e projetos participativos é a solução mais rápida, mais barata e mais eficaz para criar uma rede de pessoas conscientes e preparadas para ajudar a construir uma sociedade mais justa e com menos passivo ambiental.
Um dos maiores gargalos para dar escala as iniciativas de empreendedorismo social é a dificuldade que as pessoas têm de fazer planejamento, de saber criar e modelar projetos.
Sem planejar e sem método de acompanhamento as iniciativas terminam frustrando as pessoas e minando a possibilidade de novas iniciativas já que a cada frustração as pessoas se percebem incapazes de realizar.

Sendo assim, nada melhor que uma organização do terceiro setor, que passe a incluir a responsabilidade de estimular, orientar, capacitar e promover iniciativas de empreendedorismo social em todas as comunidades. Desta forma, esta nova instituição PARQUE SOCIAL irá fornecer informações, pesquisas, recursos humanos, materiais, financeiros ou tecnológicos em parceria com as iniciativas público e privada, para buscar soluções protagonizadas pelos próprios integrantes de cada comunidade.

A nossa expectativa é que o PARQUE SOCIAL poderá criar as condições adequadas para a manifestação do empreendedorismo social e promoção da participação cidadã, identificando lacunas, desconfortos sociais, estimulando a troca de experiências e apoiando as iniciativas notáveis em busca de resultados relevantes.

Desta forma o cidadão perceberá o seu papel como agente do seu próprio destino, participando ativamente da construção e da organização desta rede de consciência e de transformação social de maneira organizada, objetiva e sólida.

Com certeza o Parque Social este será um passo fundamental para transformar idéias em projetos, projetos em realizações sociais e as realizações em estimulo para estruturar e acelerar este ciclo virtuoso.

A possibilidade de se concentrar as experiências e as técnicas de organizar as iniciativas empreendedoras em um mesmo local vai, em pouco tempo, gerar um estoque de conhecimento que deverá projetar o Parque Social como referência quando o assunto for Empreendedorismo Social e Participação Cidadã.

Parabéns ao PARQUE SOCIAL! Parabéns a Salvador! Que esta iniciativa dê frutos saborosos e seja um exemplo a ser seguido por todo o Brasil.

Eduardo Shana, Publicitário, Especialista em Planejamento Estratégico, Pesquisador, Criador da Torcida Amarela do Banco do Brasil, Vencedor do Marketing Best. Responsável por um dos maiores programas de Qualidade Total do Mundo (fonte: revista Exame e jornal Folha de São Paulo). Fundador da HomoSapiens.