Copa Sub-17 colabora para a redução da criminalidade

" alt="" itemprop="image" />

Na tarde de sábado, 21 de Março, aconteceu no campo do Parque São Brás, Vale das Muriçocas, Vasco da Gama, a final da Copa Sub-17, campeonato organizado pela Associação de Moradores do Vale das Muriçocas – AMVM e apoiado pela 41ª Companhia da Polícia Militar e a Prefeitura Municipal de Salvador. O evento que acontece anualmente aproxima os jovens e adolescentes das diversas localidades da cidade de Salvador e Região Metropolitana, e tem o objetivo de uni-los e motivá-los a amenizar os conflitos gerados a partir da guerra do tráfico entre as comunidades.

Nessa Copa, 09 clubes de futebol que representam diversas comunidades de salvador disputaram através de pontos corridos o primeiro, segundo e terceiro lugar, com direito a premiações de troféus e medalhas para o campeão e o vice-campeão e troféu para o terceiro colocado. Após o evento as equipes ainda se divertem juntos em um evento de confraternização. Nesse ano, o primeiro lugar foi da equipe Os Meninos da 11, da comunidade da rua 11 de Agosto, Vasco da Gama e Ferreira Santos, o segundo lugar ficou com o time do Via Norte, do nordeste de Amaralina e o terceiro colocado, foi o bairro de Valéria, com o clube Flamengo.

Para Wilson Santos, 53 anos, Árbitro de futebol e líder da comunidade do Vale das Muriçocas, essa é uma oportunidade ainda mais ampla de contribuir para o crescimento dessas comunidades, pois as ações não ficam apenas no dia dos jogos, elas acontecem desde que o jovem resolve ingressar em algum dos times e a partir daí é realizado um trabalho de conscientização com eles. “Tenho percebido cada vez mais, o envolvimento desses jovens em todas as atividades que fazem parte da organização do campeonato, desde a marcação do campo e a cobrança dos horários dos jogos até a vontade de estar participando efetivamente com o objetivo do projeto. Eles anseiam por grandes mudanças, por isso agarram essa oportunidade e se engajam efetivamente.”

A Copa Sub-17 do bairro Vasco da Gama, geralmente ocorre no primeiro trimestre de cada ano e as inscrições dos times são realizadas na Associação de Moradores do Vale das Muriçocas – AMVM. Para aqueles que quiserem contribuir ou obterem maiores informações do projeto, favor entrar em contato com a AMVM nos números 71 9997 4141 / 8752 9893 / 8267 7527 ou através do e-mail amvm1986@gmail.com.