O Parque Social promoveu o acolhimento de uma nova turma com 25 novos estagiários, que atuarão na função de agentes de empreendedorismo em Salvador. A ação ocorreu na manhã desta segunda-feira (9), na sede do Parque Social, no Parque da Cidade, no Itaigara.
O programa Agente de Empreendedorismo é uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), tendo o Parque Social como cogestor. O evento contou com a presença da equipe do Programa, além de gestores do Parque Social e da Semdec. Os treinamentos para os estagiários ocorrerão até o dia 25 deste mês, na sede do Parque Social.
A diretora-geral do Parque Social, Sandra Paranhos, destaca que os agentes são estagiários dos cursos de Economia, Administração e áreas afins que terão a oportunidade de, na prática, poder desenvolver um trabalho a partir do conhecimento obtido nas faculdades. “Aqui eles complementam esse conhecimento para que desenvolvam um trabalho de excelência, junto aos empreendedores e potenciais empreendedores nas comunidades de Salvador”, declara.
Os Agentes de Empreendedorismo atuarão em diversas comunidades da capital baiana, promovendo oportunidades e fortalecendo o empreendedorismo local. A diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto, reforçou a importância da qualificação e da chegada de novos agentes.
“Este programa tem produzido muito resultado. Eles são as nossas bases na comunidade de troca de conhecimento. Então, eles fazem diagnóstico, escutam, aconselham e orientam esses empreendedores a nos procurar. Então, é muito importante que eles se sintam representantes do desenvolvimento econômico da cidade. Já foram qualificados mais de 20 mil empreendedores nesse sentido”, completou a diretora.
Aos 39 anos, a estudante de administração Adriana Brito mora em Alto de Coutos e viu no programa uma forma de ajudar outras pessoas a crescer profissionalmente. “Eu acredito que vai ser uma experiência maravilhosa. Poder passar para outras pessoas aquilo que eu sei e aquilo que ainda vou aprender é muito gratificante. Eu sou empreendedora também, então consigo entender melhor a dor do outro empreendedor, porque algumas situações eu já vivi”, avaliou.
Morador de Cosme de Farias, Raislan Luís Silva, de 23 anos, está no 3º semestre de Administração e espera compartilhar com comerciantes do bairro o conteúdo do programa. “Cosme de Farias é um bairro muito pequeno, não tem uita divulgação, visibilidade, e com o curso, vou absorver esse conhecimento para levar para as pessoas do bairro. Já tive uma lojinha de fast food em 2020, mas, com a pandemia e a falta de manejo, não deu certo. Em 2021, abri uma barbearia e até hoje eu faço cortes de cabelo”, contou.
Programa – Criado em 2018, o Agente de Empreendedorismo visa fomentar o desenvolvimento socioeconômico, oferecendo suporte aos empreendedores e potenciais empreendedores no acesso ao crédito e na aquisição de conhecimentos específicos para aprimorar seus negócios.
O programa integra uma rede, composta por profissionais e estudantes das áreas de Administração, Economia, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão Comercial, e Tecnologia em Gestão e Empreendedorismo. O objetivo é estimular o empreendedorismo nas diversas comunidades de Salvador, contando com o apoio de parceiros que fortalecem as ações e contribuindo para resultados mais exitosos.
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS