O Parque Social irá realizar no dia 11 de abril, o Fórum Neurodiversidade em Ação com o objetivo de promover aprendizados, trocas de experiências e práticas inclusivas ao disseminar conhecimentos relativos à neurodiversidade, fortalecendo a rede de apoio. O Fórum reunirá profissionais que irão dialogar sobre o tema em diferentes contextos, como educação, inclusão social, tecnologia, dentre outros.
A abertura do evento acontecerá às 9h, no auditório do Parque Social com a participação da Diretora-Geral do Parque Social, Sandra Paranhos, profissionais e representantes de instituições voltadas à luta pelos direitos das pessoas neuroatípicas.
Ao longo do evento serão realizadas oficinas de forma simultânea, propiciando debates, dinâmicas e grupos de trabalhos, de acordo com a área escolhida pelo participante. As oficinas incluem temas como neurotipia, práticas pedagógicas inclusivas, apoio psicossocial e capacitação para famílias atípicas. Para participar, os interessados devem realizar a inscrição gratuita no link https://forms.gle/WTyVMworaG9Gjgyp7.
A Diretora-Geral do Parque Social, Sandra Paranhos afirma que a realização do Fórum é uma ocasião para tratar de um tema de relevância para os profissionais, pais e todos aqueles que, de alguma forma interagem ou precisam interagir com pessoas neuroatípicas. “Esta será uma oportunidade de aprendizado e alerta à sociedade para a necessidade de ampliar o acesso à informação sobre pessoas com TEA e demais neurodivergências”, declara.
Após compartilhamento das experiências geradas nas oficinas, ocorrerá 3 palestras: ‘O Serviço Social na Interseção da Neurodiversidade e da Justiça Social’ proferida pela Assistente Social e Membro do Conselho profissional do CRESS-BA, Joelma de Jesus; ‘Desvendando a síndrome de Irlen e seus impactos na aprendizagem, esta pela professora e Mestre em História Social, Luciana Onety; e ‘Neurodivergência e o Futuro da Inclusão’, conduzido pelo educador e filósofo Nenrod Douglas, pai de Eduardo Santos Oliveira, um jovem neurodivergente.
O Fórum Neurodiversidade em Ação é realizado pelo Parque Social em parceria com o Programa de Pós-Graduação (PPG) da Universidade Católica do Salvador (UCSAL).
O encontro acontece das 9h às 17h, com credenciamento iniciando às 8h. Todas as atividades ocorrerão na sede do Parque Social, situada na Avenida ACM, Itaigara, dentro do Parque da Cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71)3202-7100 e no site www.parquesocial.org.br.