Programa Agente da Educação contribui com uma educação inclusiva e de qualidade em tempos de pandemia

A necessidade de isolamento social não tem impedido que os Agentes da Educação atuem de forma assertiva e criativa com os estudantes da rede pública municipal. Desde o início da pandemia, os estagiários, estudantes de pedagogia, têm desenvolvido diversas formas para manter os alunos motivados e interessados, em um processo de fortalecimento de vínculos aproximando escola, família e comunidade.

Ações como lives, vídeos, contação de histórias, entre outras, tornaram-se rotina e já fazem a diferença não só na vida dos alunos, mas também dos Agentes da Educação.

“No momento em que escolas fecharam tivemos que nos reinventar e nos adequar as novas modalidades educacionais. Pensei então em investir em momentos lúdicos e alegres. Criei um painel bem criativo e montei um cenário para gravar os vídeos, me especializei nas edições e com isso passei a produzir conteúdos mais atrativos e que fazem muito sucesso entre os alunos”, explica a Agente da Educação da GR Liberdade, Marcia de Jesus.

De acordo com a Diretora – Geral do Parque Social, Sandra Paranhos, ser Agente da Educação é uma experiência enriquecedora além de contribuir com o sistema educacional do município. E consciente da importância desse trabalho, que nos dias 29, 30/06 e 01/07, o Parque Social promoveu a disciplina Técnicas de Ludicidade na Aprendizagem, fazendo parte da  Formação Continuada do Programa.

A aprendizagem prática dos recursos digitais contribuirá para um maior engajamento e interação do Agente da Educação com os alunos e a família, fazendo com que o estagiário aprenda a criar um cronograma de ações tanto para os alunos que estejam frequentando as aulas presenciais nas Unidades Escolares quanto os que participam das aulas on-line.

“Uma vez que o Parque Social criou a tecnologia e é co-gestor do Programa Agente da Educação, ficamos orgulhosos com os resultados alcançados e com o trabalho dos agentes que vem apresentando resultados significativos na perspectiva de serem agentes facilitadores de transformação, desenvolvimento e inclusão social, mesmo diante do atual cenário causado pela COVID-19.  Estamos sempre oferecendo possibilidades de aprimoramento para o trabalho desenvolvido”, destaca Sandra.

 

Desde agosto de 2015 o Programa vem gerando resultados muito significativos para o cenário da educação municipal, a iniciativa já acompanhou 292.120 casos de frequência irregular, regularizando 155.161 (53,5%) alunos da Rede Municipal de Ensino, 84.251 atividades que fortalecem o vínculo ESCOLAxFAMILIAxCOMUNIDADE, sendo 71.020 atendimentos na escola e 13.231 visitas domiciliares, realizando 22.690 Ações Transversais (parcerias, visitas a museus, peças teatrais…) , Sincronizadas (lives, doações de livros, palestras…) e Coletivas (divulgação do Programa e captação de parceiros), por meio do apoio de 5.893 parceiros.

10 respostas

    1. As inscrições para este projeto foram encerradas. Fique atenta (o) às nossas redes que sempre postamos as novidades
      @parquesocial.ssa

  1. Muito legal esse projeto.
    Esses profissionais deveriam ser contratados. Para ficar fixo com esses projetos, Já são capacitados

    1. Essa profissional do vídeo, e muito experiente. Já fez parte de alguns projetos, além de ser formada como assistente social, tem várias especializações, e está finalizando outra graduação. As creches e escolas precisam de pessoas assim.

  2. Essa profissional do vídeo, e muito experiente. Já fez parte de alguns projetos, além de ser formada como assistente social, tem várias especializações, e está finalizando outra graduação. As creches e escolas precisam de pessoas assim.

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