Parque Social lança campanha de Busca Ativa Escolar

" alt="" itemprop="image" />

Com a flexibilidade adotada pela Prefeitura, diante da vacinação de parte  expressiva da população,  que permitiu o retorno dos alunos  de modo hibrido às escolas, o Parque Social, através do Programa Agente da Educação, implantou a Busca Ativa, uma iniciativa que tem como propósito localizar os estudantes que ainda não retornaram às atividades escolares.

 

“Essa ação não se esgota apenas com o contato e atendimento às famílias para a retomada dos alunos à escola, mas, sobretudo, acompanha o retorno, promove o acolhimento, estimulando a permanência entusiasmada no ambiente escolar”, explica o Subcoordenador do Programa Agente da Educação, Danilo Short.

 

Para este período de pandemia foi elaborado um Plano de Ação específico, planejando e sistematizando ações, incluindo temas de grande valor como: aspectos emocionais; relacionamento interpessoal; aproximação da rede de parceiros e comunidade; relação escola e família durante o distanciamento social; utilização das plataformas virtuais; produção de vídeos e cards.

 

Os Agentes da Educação têm feito também chamadas telefônicas; criação de grupos de WhatsApp e Telegram com a disseminação de atividades e reuniões; atendimentos (orientações) e entrega de material escolar a professores e alunos.

 

 

“ Quando conversei com a Agente da Educação Elane fiquei mais calma e confiante de que esse retorno à escola aconteceria de forma tranquila e acima de tudo segura. Estamos diante de uma doença que nos tem feito sofrer bastante e o quanto eu puder manter meu filho seguro eu farei e fico feliz que a escola também pense da mesma forma, até porque a educação é essencial e fundamental para o desenvolvimento de qualquer ser humano”, destacou Thaylana Nascimento, mãe da estudante Thaila Nascimento da Creche e Pré Escola Primeiro Passo.

 

 O Programa – Agente da Educação é uma iniciativa pioneira do Parque Social que tem gerado grande impacto no sistema educacional do município. Através do cumprimento do seu objetivo, vem promovendo a melhoria do desempenho escolar dos alunos a partir de ações voltadas para o fortalecimento da relação Escola/Família/Comunidade, reduzindo a evasão escolar, bem como valorizando a escola como patrimônio da comunidade. Dessa forma, o Programa vem alcançando significativos resultados, contribuindo efetivamente para uma educação inclusiva e de qualidade, sendo este o caminho mais eficaz de transformação social.

Uma importante ação do Programa é a Formação Continuada oferecida pelo Parque Social aos Agentes da Educação, estagiários de pedagogia, com relevantes conteúdos para o êxito das atividades desenvolvidas no âmbito escolar. A experiência é considerada pelos Agentes uma grande oportunidade de vivenciar na prática o que adquirem de conhecimento  teórico na universidade.

 

Resultados – Dados do Parque Social mostram que a adoção do Programa Agente da Educação tem transformado o ambiente escolar e beneficiado alunos, profissionais, familiares e toda a comunidade envolvida no processo educativo. De setembro de 2015 a dezembro de 2020 foram realizados 292.120 acompanhamentos de alunos irregulares, com uma taxa de 53,5% de regularização. Foram concretizadas 22.690 ações realizadas nas escolas com o objetivo de motivar a permanência interessada do aluno, fomentar a participação e proximidade da família na escola e engajar os parceiros da comunidade, sendo 16.783 ações transversais, 5.878 ações sincronizadas e 29 ações coletivas e 5.893 parceiros foram captados durante o período.

 

 

Deixe um Comentário