Sobre o Parque Social

O Parque Social é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que iniciou seu histórico de atuação na cidade de Salvador, enfrentando os desafios atuais e inerentes às entidades que atuam no Terceiro Setor.

Hoje, consolida-se através de um trabalho diferenciado, realizado com profissionalismo, compromisso com resultados, com ética, em uma relação de confiança com os parceiros e, sobretudo, com um olhar solidário e respeitoso para com o ser humano.

A Instituição busca ser referência local pela implementação de tecnologias sociais de impacto na vida das pessoas e das comunidades, através da realização de Ações, Programas e Projetos, com foco no Empreendedorismo Social e na Participação Cidadã, tendo como uma de suas vertentes a capacitação profissional e promoção da integração no mercado de trabalho.

Em 2013, o corpo gestor realizou um processo de ressignificação institucional e de profunda reflexão no que se entende por ação social de relevância. Desde então a Instituição passou a atuar com foco no Empreendedorismo Social e Participação Cidadã.

Missão

Ser agente facilitador de transformação da realidade local, valorizando o ser humano e o desenvolvimento comunitário sustentável, com foco no empreendedorismo social e na participação cidadã.

Visão

Ser referência pela implementação de tecnologias sociais de impacto na vida das pessoas e das comunidades.

Valores

  • Respeito e Solidariedade ao Ser Humano;
  • Responsabilidade Social;
  • Profissionalismo, Ética e Transparência;
  • Valorização dos Parceiros;
  • Efetividade dos Resultados.

Foco de Atuação

Por acreditar que, através do empoderamento do cidadão e da comunidade, uma sociedade pode se transformar, melhorando a qualidade de vida e reduzindo as desigualdades sociais, foram definidos como foco de atuação o Empreendedorismo Social e a Participação Cidadã.

Público alvo

Empreendedores sociais e membros das comunidades que possam contribuir como agentes de transformação social.

Pilares

Considerar como empreendedor social todo aquele que tenha potencial produtivo e que possa contribuir para o desenvolvimento local e sustentável;
Fomentar o protagonismo comunitário, priorizando ações inovadoras de natureza coletiva, seja do ponto de vista de uma comunidade ou de um segmento;
Fortalecer a identidade da comunidade, focando no autodesenvolvimento e na valorização dos recursos locais;
Ampliar conexões pessoais e institucionais dentro da comunidade e com agentes externos;
Disseminar a cultura do empreendedorismo social como instrumento de desenvolvimento local e melhoria da qualidade de vida;
Entender corresponsabilidade como um grande desafio, dando suporte para que as pessoas sejam cidadãos ativos, e não meros beneficiários de mais um programa;
Fortalecer o compromisso de todos para colaborar de forma contínua com o processo de desenvolvimento;
Desenvolver ações de alto impacto, com baixo custo e que os resultados retratem transformações locais.

Transversalidade das Ações

Com o objetivo de maximizar os resultados, são desenvolvidas ações transversais, voltadas para o desenvolvimento amplo e integral do cidadão e das comunidades:
ACOES (1)