Núcleo de Psicologia

O Núcleo de Psicologia do Parque Social atua com práticas inclusivas, que abrangem as vivências do cotidiano e promovem a integração contínua entre os indivíduos e suas comunidades. Essa iniciativa representa uma abordagem inovadora, rompendo com práticas tradicionais ao compreender o ser humano em sua totalidade, considerando-o biopsicossocial.

As atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Psicologia são direcionadas aos beneficiários dos Programas, Projetos e Ações do Parque Social e seus familiares, impactando diretamente as comunidades do município de Salvador, ao atender públicos variados, como adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias. O Núcleo empenha-se na promoção dos fundamentos da prevenção e promoção da saúde psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo. Entre as iniciativas oferecidas, destacam-se o acompanhamento psicossocial, ações grupais, encaminhamentos à rede de atenção psicossocial, palestras e processos seletivos.

Comprometido com o desenvolvimento social comunitário, o Núcleo busca proporcionar suporte emocional, orientação e ferramentas práticas para o aprimoramento e desenvolvimento saudável das relações individuais e coletivas. Acredita-se que a integração entre psicologia e indivíduos em comunidade é fundamental para construir sociedades mais equânimes, resilientes e empáticas, assim o Núcleo de Psicologia do Parque Social se dedica a construir um espaço acolhedor e transformador para todos aqueles que buscam fortalecer a saúde mental e laços comunitários.

Saúde e Trabalho

A construção da imagem profissional está intrinsecamente ligada à subjetividade no contexto do trabalho, pois as transformações que um indivíduo promove na sociedade e no ambiente laboral ocorrem de maneira simultânea. Compreender de que forma podemos aprimorar nossas relações no trabalho, regular nossas emoções e cultivar o autoconhecimento é fundamental para potencializar nossa qualidade de vida e bem-estar.

O material informativo sobre Inteligência Emocional (IE) proporciona uma abordagem prática e didática que visa facilitar a compreensão desses conceitos e aplicabilidade no dia a dia. Nele, você encontrará informações acerca das competências relacionadas à Inteligência Emocional, a importância de desenvolvê-la, métodos eficazes, habilidades associadas, além de ações práticas para fortalecer essas aptidões.

Destacamos ainda a relevância da autogestão e apresentamos estratégias para praticá-la, considerando a influência da Inteligência Emocional no ambiente de trabalho e ofertando sugestões valiosas para aprimorar os relacionamentos interpessoais, reconhecendo que a qualidade das interações sociais é crucial para um ambiente laboral saudável.

No escopo deste material também abordamos a importância de realizar uma autoavaliação constante, orientando aos leitores como conduzi-la de maneira eficiente. Por fim, exploramos estratégias para manter a motivação pessoal, reconhecendo-a como um elemento essencial para o sucesso e a satisfação no trabalho.

Ao desenvolver esses tópicos, buscamos oferecer um guia abrangente e prático que auxilie na jornada do desenvolvimento da Inteligência Emocional, promovendo não apenas o crescimento profissional, mas também o equilíbrio e a realização pessoal.

Rede de Atenção Psicossocial

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil representa uma maior abrangência para a atenção à saúde mental e às necessidades decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Essa iniciativa amplia a concepção de cuidado ao oferecer uma gama de serviços distribuídos em sete componentes distintos:

  • Atenção Básica;
  • Atenção Psicossocial Especializada;
  • Atenção de Urgência e Emergência;
  • Atenção Hospitalar;
  • Atenção Residencial de Caráter Transitório;
  • Estratégias de Desinstitucionalização;
  • Reabilitação Psicossocial.

Dentro desses componentes, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) desempenham um papel central. Existem diferentes modalidades de CAPS, incluindo:

  • CAPS I, II, III: Variações de complexidade, com o CAPS III sendo mais especializado e capaz de lidar com casos mais graves;
  • CAPS i: Destinado a crianças e adolescentes;
  • CAPS ad e CAPS ad III: Especializados no atendimento a pessoas com necessidades decorrentes do uso de substâncias psicoativas (álcool, crack e outras drogas).

Os CAPS, independentemente da modalidade, são caracterizados como serviços de saúde abertos e comunitários, contando com equipes multiprofissionais que desenvolvem ações interdisciplinares. Eles oferecem atendimento prioritário a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, bem como àquelas com sofrimento ou transtorno mental em geral, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Seu foco abrange desde situações de crise até os processos de reabilitação psicossocial, promovendo a integralidade e a territorialidade no cuidado em saúde mental. (Brasil, 2011)

NATE (Núcleo de Apoio Técnico e Estratégico)

O Núcleo de Apoio Técnico Estratégico (NATE) é um setor do Parque Social criado em 2021 pela diretora-geral da instituição, Sandra Paranhos, para atuar de forma transversal. A equipe apoia e atende as demandas dos outros setores no desenvolvimento dos Programas, Projetos e Ações do Parque Social.

Atividades desenvolvidas pelo NATE

  • Elabora, monitora e avalia Ações, Programas e Projetos; 
  • Elabora e realiza pesquisas junto aos beneficiários e parceiros; 
  • Contribui na elaboração dos relatórios sobre as Ações, Programas e Projetos; 
  • Representa o Parque Social junto aos Conselhos Municipais (Ex: CMASS, CMDCA e CMI); Identifica oportunidades e desenvolve estratégias para captação de recursos;
  • Contribui com a elaboração de tecnologias sociais para serem submetidas em chamamento público através de editais;
  • Realiza processos de inscrição, recrutamento e seleção;
  • Presta orientação psicossocial a beneficiários dos Programas e Projetos;
  • Contribui na elaboração de pesquisas e avaliações de processo e impacto.